MADEIRA Meteorologia

Paris2024: Judoca Patrícia Sampaio conquista medalha de bronze em -78 kg

Data de publicação
01 Agosto 2024
17:22

Patrícia Sampaio tornou-se hoje a quarta judoca portuguesa medalhada em Jogos Olímpicos, ao conquistar o bronze na categoria -78 kg em Paris2024, igualando Nuno Delgado, Telma Monteiro e Jorge Fonseca.

Na luta pelo bronze, a judoca portuguesa bateu a japonesa Rika Takayama por duplo waza-ari, alcançando a 29.ª medalha olímpica do desporto português, a primeira na presente edição dos Jogos.

Aos 25 anos, Sampaio juntou-se a uma restrita elite no judo nacional, após um percurso irrepreensível em que venceu os três primeiros combates por ippon, sendo relegada para a repescagem ao perder por waza-ari com a superfavorita e líder do ranking mundial da categoria, a italiana Alice Bellandi, a quem nunca venceu em oito combates.

Antes, a judoca portuguesa tinha iniciado o seu percurso vencendo a queniana Zeddy Cherotich, 22.ª inscrita, seguindo-se a francesa e favorita Madeleine Malonga, vice-campeã olímpica, e, depois, a chinesa Zhenzhao Ma, todas por ippon.

Nona em Tóquio2020 – o mesmo lugar que ocupou nos últimos Mundiais -, Sampaio foi a grande surpresa do judo português em Paris2024 e igualou, não sem surpresa, os feitos daqueles que a antecederam, uma vez que não era o nome mais óbvio da comitiva lusa para lutar por uma medalha.

Pioneiro olímpico do judo, Nuno Delgado foi o primeiro a subir ao pódio em Jogos Olímpicos, ao ser terceiro nos -81 kg em Sydney2000, depois de ter derrotado o uruguaio Álvaro Paseyro por ippon.

Aquela medalha inédita, conquistada em 19 de setembro de 2000, fez outros judocas acreditarem que era possível, com a modalidade a assumir-se como uma das mais importantes nas Missões lusas aos Jogos.

Embora as expectativas tenham crescido exponencialmente com o bronze de Delgado, agora com 47 anos, foi preciso esperar 16 anos para que o judo português voltasse a festejar uma medalha, mais concretamente até 08 de agosto de 2016.

Nesse dia, Telma Monteiro conquistou o bronze na categoria de -57kg dos Jogos Olímpicos Rio2016, ao bater a romena Corina Caprioriu por yuko.

Depois de cinco medalhas em Mundiais e 11 em Europeus, Monteiro, presente em Paris2024 a convite do Comité Olímpico de Portugal, alcançou finalmente o ‘metal’ olímpico, o único naquela edição para as cores nacionais.

O judo português não teve, no entanto, de esperar outros 16 anos por outra medalha, já que logo nos Jogos seguintes, disputados em Tóquio em 2021 – foram adiados um ano devido à pandemia de covid-19 -, Jorge Fonseca foi terceiro.

Hoje eliminado na estreia em Paris2024, o judoca do Sporting conquistou o bronze na categoria de -100 kg, ao bater o canadiano Shady Elnahas por waza-ari, alcançando a primeira de quatro medalhas para a Missão lusa na capital japonesa, a mais bem-sucedida de sempre em Jogos Olímpicos.

Três anos depois, coube também a Patrícia Sampaio a honra de ‘oferecer’ a Portugal a primeira medalha em Paris2024, e fazer esquecer uma prestação até aqui dececionante do judo nestes Jogos.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas