MADEIRA Meteorologia

Fontes e João Luís acertam arestas

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Agosto 2022
12:08

O diferendo aberto por Rui Fontes sobre o controlo da SAD do Marítimo durou pouco mais de 24 horas. Pelo menos foi isso que ambos deram a entender após uma conversa a dois…

O presidente do clube e o homólogo da SAD reuniram-se na terça-feira e apesar de toda a polémica que veio a público no dia anterior, as diferenças entre ambos acabaram - até ver - por ser enterradas com um comunicado oficial em que foi garantida total sintonia entre as duas estruturas.

A reunião juntou apenas os líderes do clube e da SAD, apesar do desejo do presidente desta estrutura em poder contar com a participação de membros do conselho de administração da sociedade. Fontes quis falar apenas com o presidente e dar conta da sua insatisfação com o desempenho negativo da equipa de futebol neste arranque de campeonato.

Recorde-se que na passada segunda-feira, dia seguinte à derrota averbada pela equipa de futebol em Braga (5-0), o presidente, em declarações ao DN-Funchal desde o Porto Santo, onde se encontrava de férias, revelou sentir-se obrigado a assumir os destinos da SAD, por força da perda de confiança no trabalho que vem sendo desenvolvido pela liderança de João Luís, criticando a política de contratações.

Como não podia deixar de ser, o encontro que foi mantido pela manhã nos Barreiros abordou esta polémica, que chegou a aquecer os ânimos entre os dirigentes, mas ambos conseguiram manter o nível e o foco na questão mais urgente: criar condições para estabilizar a equipa de modo a inverter o mau arranque na I Liga: três derrotas em três jogos, com 12 golos sofridos e apenas dois anotados.

Consequência ou não da polémica que estalou na segunda-feira, o Marítimo deverá oficializar muito em breve a contratação de um novo reforço para o meio-campo: Joel Soñora.

A questão do controlo da SAD parece ter sido colocada em ‘banho-maria’, mas, ao que tudo indica, a intenção de Rui Fontes em assumir um maior protagonismo na gestão do futebol poderá vir a ter novos desenvolvimentos, sobretudo se a equipa não apresentar melhorias exibicionais e pontos na tabela.

Recorde-se, todavia, que este modelo foi uma das bandeiras do projeto de Rui Fontes para derrotar o anterior líder, Carlos Pereira.

Um projeto que tinha um modelo de gestão diferenciado entre SAD e clube, ao estilo germânico, mas que já havia sido colocado em causa pelo próprio Rui Fontes, durante uma entrevista que reuniu os outros dois irmãos presidentes, Paulo Fontes (CS Madeira) e António Fontes (CN Funchal), no âmbito do projeto conjunto que envolve o JM e o centro comercial La Vie - Funchal.

Os resultados é que farão toda a diferença e podem ser acompanhados aqui, na 22Bet.


Matheus Costa seguro até 2026


Matheus Costa renovou contrato com o Marítimo até 30 de junho de 2026, prolongando assim o vínculo contratual com os verde-rubros por mais dois anos.

O defesa central brasileiro, de 27 anos, chegou a receber propostas de outros clubes, mas acabou por aceitar uma extensão de contrato.

Na época passada, a primeira que disputou na I Liga, o central esteve em destaque no eixo defensivo do onze do Marítimo, tendo realizado 24 partidas oficiais e apontado cinco golos.

Na presente edição do campeonato, Matheus Costa mantém-se como primeira opção de Vasco Seabra, apesar do mau início protagonizado pela equipa.

Para além da sua boa prestação defensiva, o futebolista do Maritimo tem se evidenciado no setor da finalização, apontando vários golos em situações de bola oarada ofensiva.


Duas dúvidas para o duelo de sábado


Vítor Costa não participou no apronto que o plantel do Marítimo cumpriu durante a tarde de terca-feira em Santo António, pelo que está em dúvida para a receção ao Portimonense, agendada para este sábado, nos Barreiros

O lateral-esquerdo, recorde-se, saiu ao intervalo do jogo contra o Braga, do passado domingo, com queixas físicas. Ele que já havia falhado o arranque do campeonato devido a problemas físicos, acaba por ser mais uma dor de cabeça para o técnico Vasco Seabra.

Nota ainda para Miguel Sousa, que acabou o treino mais cedo, na sequência de um toque, e ainda para o início do treino específico de Rafael Brito, que assim dá mostras de estar mais perto da lesão que o afastou dos trabalhos ainda durante a pré-temporada.


Novo reforço para o meio-campo


Joel Soñora, médio argentino de 25 anos, vai ser reforço do Marítimo. O jogador, que também possui nacionalidade americana, chega desde o Veléz Sarsfield, emblema que representava por empréstimo do Banfield.

Segundo a imprensa argentina, o médio centro/ofensivo vai rubricar um contrato válido até 2025 com os verde-rubros, dependente do resultado dos exames médicos e testes físicos que deverão ser realizados nos próximos dias.

Ainda de acordo com os relatos vindos da Argentina, o médio rescindiu contrato com o clube ao qual estava cedido até ao final deste ano, tendo o Banfield, que detém o seu passe, aceitado a mudança para o Marítimo a troco de 150 mil dólares (praticamente o mesmo em euros, segundo o câmbio de ontem), além de assegurar 10% numa futura transferência.

Esta temporada, o médio fez 27 jogos pelo Veléz, da I liga argentina, tendo anotado um golo e assinado três assistências.

A vinda para o Marítimo representará a segunda experiência no futebol europeu. Nas épocas de 2015/16 e 2016/17, o médio atuou pelo Estugarda, tendo jogado apenas na equipa B deste clube alemão. Não foi feliz, portanto, a experiência inicial do futebolista no continente europeu, pelo que procura agora o sucesso numa fase da carreira em que apresenta outra maturidade que pode ser vital para consolidar de forma mais célere e eficaz a sua adaptação a outro futebol.

O médio, que fez parte da formação no Boca Juniors, regressou à Argentina em 2018, cedido por empréstimo ao Talleres.

Seguiram-se passagens pelo Arsenal de Sarandi e Banfield, também do principal escalão de futebol do 'País das Pampas'.

Agora, no Marítimo, tem a missão de elevar a qualidade do futebol maritimista, com a pressão extra de não dispor de tempo para adaptações face ao mau início de temporada que a equipa vem realizando como atestam os três desaires e 12 golos acumulados até ao presente.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Presidente da APMM - Associação de Promoção da Macaronésia da Madeira
16/06/2025 03:30

Cada vez mais se ouve falar da Macaronésia (e, felizmente, não tanto de “Macarronésia”), em conferências discretas, cimeiras internacionais, exposições,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual é a expetativa que tem para o Orçamento Regional para 2025?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas