MADEIRA Meteorologia

Orquestra Clássica apresenta Quarteto de Cordas Atlântico hoje no Savoy Palace

Data de publicação
14 Novembro 2024
12:22

A Orquestra Clássica da Madeira apresenta, hoje, um concerto com o ‘Quarteto de Cordas Atlântico’ com os convidados Pedro Camacho, na flauta e Duarte Santos, na marimba, pelas 21 horas, no Savoy Palace.

A atuação, juntamente com Pedro Camacho na flauta transversal e Duarte Santos na marimba, é para interpretar, para deleite dos ouvintes, obras do filipino Joshua Cerdenia, da americana Amy Beach e do brasileiro Ney Rosauro.

A junção da flauta e da marimba com o Quarteto de Cordas acaba por ser muito orgânica, porque o elemento comum que os une é a madeira. Este elemento que partilham, a madeira, e apesar de ser combinações pouco usuais, faz com que os timbres de cada um deles se fundam. De realçar o contraste temporal de cerca de cem anos entre as peças que irão ser interpretadas pelo flautista e pelo percussionista juntamente com o Quarteto, são elas a obra Heavenward de Joshua Cerdenia, escrita em 2014 e estreada em 2016 que contará com a participação de Duarte Santos na marimba, e a obra “Theme and Variations” de Amy Beach que contará com a participação de Pedro Camacho na flauta.

Quanto ao Quarteto de Cordas ‘Atlântico’, este surgiu com o propósito de abordar o imenso repertório escrito para esta formação ao longo dos últimos 300 anos da história da Música. Este Quarteto é composto por instrumentistas de várias origens e escolas de formação, tendo sido criado no seio da Orquestra Clássica da Madeira. A sua dimensão possibilita uma mobilidade e adaptabilidade podendo se apresentar nas mais variadas situações. Os protagonistas deste Quarteto são Natacha Guimarães e Joana Costa no violino, Marta Morera na viola d´arco e Jaime Dias no violoncelo.

Salientar que a Orquestra Clássica da Madeira, que conta com sessenta anos de existência no panorama artístico-cultural da Região Autónoma da Madeira, sente-se reconhecida com esta parceria na medida em que lhe tem permitido receber os seus convidados maestros e solistas, com a dignidade que merecem. Por outro lado, a realização de concertos no Savoy Palace tem possibilitado ao público usufruir da hospitalidade e da beleza deste magnifico espaço, cuja localização desvenda as suas deslumbrantes vistas do oceano Atlântico e dos seus jardins combinando-as com um design impressionante que harmoniza o arrojado, o moderno e o histórico em todo o seu esplendor.

De referir que o Grupo Savoy Signature é uma das marcas que estão associadas à Orquestra Clássica da Madeira, que desde setembro de 2023, tem vindo a apoiar o projeto cultural de música erudita levando ao público a vivenciar momentos de elevada fruição artística através dos ensembles da Orquestra Clássica da Madeira.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas