No próximo dia 21, o Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente's, recebe a artistia plástica brasileira, Rosângela Rennó, entre as 18 e as 20 horas, para uma conversa com a curadora e idealizadora do TRAAMA, Ângela Berlinde. O Projeto TRAAMA - Residências Artísticas no Arquivo Fotográfico da Madeira pretende estimular a criação artística e promover abordagens transversais e inovadoras da memória e da fotografia.
Rennó irá revelar a sua pesquisa sobre memória, arquivo e identidadem oferecendo novas possibilidades de leitruas sobre histórias esquecidas, a partir da apresentação de uma rede de gestos artísticos, com recurso à fotografia, através de um discurso fotográfico "que vai além da bidimensionalidade". As inscrições para esta iniciativa são gratuitas, mas limitadas às vagas existentes, e devem ser feitas através do email mfm-avicentes-se@madeira.gov.pt.
Já no dia 22, das 10 às 16 horas, terá lugar uma oficina guiada pela arista residente. O objetivo desta oficina é criar um observatório TRAAMA, que estabeleça uma relação entre a pesquisa e a criação artística, com recurso aos aquivos fotográficos que documentam a história e a cultura da Madeira, assim como ampliar as possibilidades de reler o aquivo à luz da contemporaneidade.