MADEIRA Meteorologia

‘Mulheres Extraordinária’ esta sexta-feira no Convento de Santa Clara

Data de publicação
19 Fevereiro 2024
18:15

A Associação Adoro.Ser.Mulher na Madeira retoma em 2024 a iniciativa ‘Mulheres Extraordinárias’ que tem como objetivo destacar mulheres que de algum modo contribuíram para o desenvolvimento cultural, político ou social da Região Autónoma da Madeira.

Assim, na próxima sexta-feira, dia 23 de fevereiro, decorre mais uma iniciativa da rubrica ‘Mulheres Extraordinárias’ no Convento de Santa Clara sob a temática ‘Silêncios (no feminino)’, pela mão de Rita Rodrigues.

  • ‘Mulheres Extraordinária’ esta sexta-feira no Convento de Santa Clara

Pretende-se com esta ação abordar alguns nomes de clarissas, que passaram pelo Convento de Santa Clara, marcando uma narrativa no feminino, nos séculos XV a XIX, desde a entrega espiritual, por um lado, mas também a sua capacidade de gestão de um Convento que foi, de certa forma, uma grande “empresa” agrícola.

No formato de uma visita guiada pelo Convento, Rita Rodrigues vai abordar e desmistificar a vivência deste Convento dando a conhecer as mulheres que por ali passaram e fizeram deste monumento uma referência espiritual, turística, social e económica ao longo de vários séculos.

Esta visita guiada, que tem início às 18h, da próxima sexta-feira, 23 de fevereiro, está aberta ao público em geral mas, carece de confirmação de presença através do email madeiraadorosermulher@gmail.com.

....

  • ‘Mulheres Extraordinária’ esta sexta-feira no Convento de Santa Clara

Rita Rodrigues (Funchal, 1960)

Possui doutoramento em Estudos Interculturais e mestrado em História / variante História da Arte, pela Universidade da Madeira; licenciatura em Artes Plásticas / Pintura pelo Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira (1986).

É investigadora integrada do centro de investigação ARTIS do Instituto de História da Arte / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e membro do CIERL – Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira.

Desenvolve investigação na área da pintura, imaginária e talha dos séculos XVI-XIX, e da encomenda artística, no Arquipélago da Madeira.

É autora de livros, artigos em dicionários, revistas, catálogos e guias patrimoniais. Tem colaborado como co-curadora em várias exposições no Arquipélago da Madeira e Lisboa.

É Chefe de Divisão de Estudos do Património na Direção Regional da Cultura, desde 2020, estando nesta direção, em regime de mobilidade, desde 2015.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas