MADEIRA Meteorologia

Festival Internacional de Órgão em Machico com organista Juan de La Rubia

Data de publicação
25 Outubro 2024
12:31

“O Livro de Venegas de Henestrosa e a improvisação num órgão histórico” é o tema do concerto que se realiza na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, este sábado, dia 26 de outubro, pelas 21h30

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Machico, será palco para o concerto deste sábado, dia 26 de outubro, do 13.º Festival Internacional de Órgão da Madeira, evento promovido pela Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura através da Direção Regional da Cultura. A partir das 21h30, o organista Juan de La Rubia apresenta “O Livro de Venegas de Henestrosa e a improvisação num órgão histórico”.

Sobre o concerto de amanhã, Juan de La Rubia escreve: “Este concerto, focado na música renascentista e barroca, procura ser uma homenagem a uma das mais importantes fontes históricas do século XVI na Península Ibérica: o Libro de cifra nueva de Venegas de Henestrosa. O programa apresenta repertório de grandes autores da rica tradição organística peninsular, em combinação com a improvisação, que era uma prática habitual na época e que nesta ocasião é mostrada, em contraste estilístico com o repertório.”

Juan de la Rubia, organista titular da Basílica da Sagrada Família de Barcelona, é originário de Vall d’Uixó (Castellón). A sua formação artística desenvolveu-se em diversas capitais europeias nas áreas do órgão, piano e improvisação, esta última trabalhando com Emilio Molina e Wolfgang Seifen.

Os prémios extraordinários obtidos no final dos estudos, e os primeiros prémios no Concurso Permanente da Juventude Musical Espanhola e do Primer Palau, influenciaram significativamente o início da sua carreira. O seu ativo trabalho como solista permitiu-lhe atuar em palcos de destaque em mais de trinta países de todo o mundo, e desempenhou funções como solista e maestro ao lado de orquestras como a Orquestra Nacional de Espanha, a Orquestra RTVE, ORCAM e ainda a Orquestra Filarmónica de Bogotá, entre outros grupos notáveis.

No domínio da interpretação historicamente informada trabalhou com Les Siècles e dirigiu a Freiburger Barockorchester, a Orquestra Barroca de Tenerife e, recentemente, promoveu a criação da sua própria orquestra: a Orquestra del Miracle, a qual obteve excelente receção por parte do público e da crítica na sua apresentação em junho de 2023.

O 13.º Festival Internacional de Órgão da Madeira, com direção artística de João Vaz e a produção do Coro de Câmara da Madeira, vai decorrer até ao próximo dia 27 de outubro incluindo no programa um total de 11 concertos em 7 igrejas da Madeira. 

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas