MADEIRA Meteorologia

Eduardo Jesus: “É o livro que nos une”

Data de publicação
10 Outubro 2024
12:34

“É o livro que nos une”, disse, esta manhã, Eduardo Jesus, secretário regional de Economia, Turismo e Cultura, na sessão de abertura do III Seminário Arte, bibliotecas e Cultura (ABC), que teve como palco o Museu de Imprensa da Madeira, em Câmara de Lobos.

Nesta terceira edição do ABC, cujo tema foi ‘Livros fora da Caixa e os Livros Objecto’, o governante deixou um apontamento sobre a importância que a política do livro tem tido para o Governo Regional.

“Há bem pouco tempo, iniciamos o XV Governo Regional e tivemos o cuidado de escrever no seu programa, nomeadamente valorizar as bibliotecas da Região como um ativo ao desenvolvimento da comunidade, promovendo a sua afirmação enquanto espaço de cultura, participação e inclusão. É isto mesmo que se quer”, apontou.

Eduardo Jesus defende que as bibliotecas “têm de ser espaços de cultura e de participação”, sendo que participação significa “comunhão do interesse, difusão do conhecimento, partilha dessa mesma sabedoria e acima de tudo inclusão”, reforçou.

Lembrou ainda que outro dos propósitos da governação é o de ampliar a circulação do livro e dinamizar os hábitos de leitura nos múltiplos contextos etários e geracionais, geográficos e sociais da Região. “A lógica da leitura não é restrita”, sublinhou.

No púlpito, o tutelar da pasta da Cultura recordou o facto de ter havido o cuidado de alterar a denominação da ‘Direção regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira’, que passou a chamar-se ‘Direção Regional dos Arquivos, das Bibliotecas e do Livro’.

“Portanto, o livro ganha aqui um espaço na denominação numa direção regional. Julgo que nunca houve. Portanto, é mais uma evidencia da importância que se está a dar ao livro”, destacou.

Na sua alocução relevou ainda as várias parcerias “muito interessantes” estabelecidas no âmbito da Direção Regional dos Arquivos, das Bibliotecas e do Livro, as ações desenvolvidas e o serviço de empréstimos ao domicílio que, em 2023, atingiu “o pico máximo dos empréstimos realizados” neste programa: foram 42.200 obras que preencheram a atividade. Deu ainda nota da Rede Regional das Bibliotecas que integra já 10 bibliotecas desde 2021.

A finalizar, teceu uma palavra de apreço à Câmara Municipal de Câmara de Lobos, liderada por Leonel Silva, pelo trabalho realizado no âmbito da dinamização dos livros e da leitura.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas