MADEIRA Meteorologia

‘Damas da Noite’ viram Ponta do Sol do ‘Avesso’

Lígia Neves

Jornalista

Data de publicação
18 Outubro 2024
9:21

No âmbito do festival ‘Avesso’, o Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol, acolhe, amanhã, pelas 21 horas, a farsa de Elmano Sancho, intitulada ‘Damas da Noite’.

”Elmano Sancho evoca a conflituosa reviravolta de expectativas em torno do seu nascimento para levantar o véu de Damas da Noite: os pais esperavam uma menina, de nome já destinado, Cléopâtre, mas nasceu um menino. O encenador pretende assim dar vida a esse outro desejado de si mesmo, como se este fosse uma espécie de duplo e existisse numa realidade paralela que Damas da Noite encena. Para erguer essa figura ficcionada chamada Cléopâtre, Elmano Sancho imergiu no mundo fascinante e provocador do transformismo. Os artistas transformistas ‘vestem a pele de um outro, tentam ser um outro’. São ‘flores que abrem de noite’, intérpretes de uma transformação ‘pautada pela transgressão, o desconforto, a ambiguidade, a brutalidade dos corpos e a violência das emoções’. Através dessa interpretação paradoxal da diferença, Damas da Noite explora a presença ou ausência de fronteiras entre realidade e ficção, ator e personagem, homem e mulher, teatro e performance, tragédia e comédia, original e cópia, interior e exterior, dia e noite. Nesse jogo de relações, aposta-se a identidade como matéria fluida, ‘rimbaudiana’, revelando o outro que somos, o estrangeiro que albergamos”, lê-se na sinopse da peça.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas