‘Vale do fogo’, a mais recente curta-metragem produzida pela Neblina filmes do realizador João Brás, será exibida dia 17, 24 e 31 de agosto na Sala de Cinema do Fórum Machico, com oito sessões diárias.
Esta curta-metragem aborda e representa a tradição secular dos Fachos de Machico – finalista das 7 Maravilhas da Cultura Popular de 2020, na qual acompanhamos a vida e a visão de Tomás, ao longo da semana de preparação desta tradição, desde a conceção ao mergulho final. Um filme “envolvente e familiar, com um tema muito atrativo para todas as idades e gerações”, refere a Neblina Filmes.
Sinopse: Soa o búzio. As barcas flamejantes iluminam as montanhas do vale. Tomásprocura refúgio no mar, mas a ausência do fogo lhe chama.
O filme foi rodado na Freguesia de Machico em agosto do último ano através do Orçamento Participativo da Junta de Freguesia de Machico. A obra conta com um elenco totalmente madeirense: Leandro Vieira, Delfino Pinto, Catarina Fernandes, Maria Freitas, Mariana Malho, Tomás Santos, entre outros.
Recentemente a curta-metragem foi finalista no Altitude Film Festival, o 1º Festival de Cinema a Bordo da TAP Air Portugal, podendo ser vista abordo de todos os aviões da TAP, em viagens de longa duração já no mês de outubro. Uma oportunidade única que os passageiros terão para conhecer esta tradição de Machico e da Ilha da Madeira.
A produtora acredita que este filme fortalecerá o destino da Madeira e ampliará as ligações das histórias que são contadas através do ecrã, ligando e promovendo a Madeira para o Mundo. Esta é a primeira história de um projeto híbrido que pretende reunir diversas freguesias e municípios, num olhar único, sobre as tradições vivenciadas da Madeira.
Os bilhetes para as sessões no Fórum Machico podem ser adquiridos através das redes sociais (Facebook e Instagram) da Neblina Filmes.