A exposição 'Ocupa o Teu lugar', presente no Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias desde o dia 24 de março, contou com perto de um milhar de visitantes.
Estes são os números que se podem observar à medida que a mesma entra na sua última semana de exposição neste espaço.
De relembrar que a atividade nasce nas comemorações do 135ª aniversário do Teatro Municipal Baltazar Dias. Perfilou-se como forma de atingir um dos objetivos da temporada artística, o de criar um desafio para grupos representativos de diferentes públicos que fosse autores de uma narrativa, enquanto mantinham viva a possibilidade de construção e reconstrução do teatro.
Para cada grupo foi requerida a criação de uma instalação artística que desse continuidade à partilha de memórias e ideias (ou da ausência e do vazio das mesmas) com uma ponderação a ter lugar no ato de criação, na realização artística e que cujo resultado físico tivesse continuidade na finalização do mesmo.
O projeto teve entre os participantes, superiores aos 100, uma grande amplitude de idades, entre os 5 e os 86 anos. A sua distribuição foi realizada entre grupos colaborativos, que foram 8.
Integraram a peça participantes dos estabelecimentos Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar do Monte, Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, Escola Secundária Francisco Franco - Agrupamento de Artes Visuais, Universidade da Madeira - Alunos do Curso de Artes Visuais - Coletivo Quimera, Universidade Sénior do Funchal, Associação Presença Feminina, Estabelecimento Prisional do Funchal através do projeto Trégua | Casa Invisível, Companhia 48 - Companhia Inclusiva de Artes Performativas e Irmãs Hospitaleiras | Sagrada Família.
O Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias continuará disponível para visita ao público, até ao final desta semana.
Daniel Faria