No próximo domingo, dia 22 de maio, a Junta de Freguesia do Monte promove 5ª edição do "Monte do Imperador", que voltará a embelezar o Caminho das Tílias, a Vereda da Fonte e o Adro da Igreja de Nossa Senhora do Monte, entre as 14h00 e as 17h30, com cerca de 100 figurantes, divididos entre os diferentes quadros vivos e o cortejo etnográfico.
Recorde-se que este evento, que procura recriar a época do final do séc. XIX até ao princípio do séc. XX, deu o seu pontapé de saída em 2015, com o intuito de prestar uma homenagem ao Imperador Carlos, imperador da Áustria e rei da Hungria, que se exilou nesta freguesia no dia 22 de fevereiro de 1922, onde faleceu no dia 1 de abril do mesmo ano.
"Uma figura que, com a sua esposa, Imperatriz Zita, e os seus filhos, marcou para sempre a memória das gentes da freguesia e da Região", recorda a organização, que lembra que esta iniciativa estava integrada no programa das comemorações dos 100 anos da morte do Imperador, no entanto, devido às condições meteorológicas não se realizou na data inicialmente prevista.
Quanto à programação, o tradicional cortejo etnográfico, onde a figura do Imperador Carlos, da Imperatriz Zita e dos filhos são os protagonistas principais, sairá da Quinta da Pedra, às 15h00, percorrendo o Caminho das Tílias, vereda da Fonte até ao adro da Igreja de Nossa Senhora do Monte. Por sua vez, às 16h30, dá-se início ao Concerto da Banda Municipal do Funchal "Os Artistas".
Desta forma, o Caminho das Tílias encerra ao transito automóvel às 13h30, reabrindo às 16h30. Para chegar à Igreja neste período, por automóvel, as pessoas devem continuar na estrada regional 103, entrar no Caminho das Lajinhas e depois seguir o Caminho do Monte.
"Para assistir ao evento, podem deixar o carro no Parque de estacionamento do Polidesportivo do Monte, que fica a cerca de 300m no Largo da Fonte, seguindo a estrada dos marmeleiros, bem próximo ao Caminho das Tílias", informa uma nota enviada à redação.
De salientar ainda que a Junta de Freguesia procurou envolver as 1uintas históricas e as moradias existentes ao longo do percurso.
"Os visitantes vão ter a oportunidade de apreciar as diferentes tonalidades do verde da vegetação existente, as entradas, os portões, as varandas antigas das quintas que já existiam à época. No que respeita às moradias poderão apreciar as colchas, tapeçarias e as toalhas estendidas pelos residentes nas respetivas janelas ou varandas. E também poderão apreciar algum do comércio da época: a tanoaria, o restaurador, o amola tesouras, o transporte de rede, a construção do carro de cesto, as bordadeiras, a desfolha do milho, a venda de produtos agrícolas, do mel e da poncha, da doçaria e dos sumos e licores, ou ainda do porco no espeto (este último já no adro da Igreja de Nossa Senhora do Monte)", adito a mesma nota.
Na realização deste vento, a Junta de Freguesia conta com o apoio da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e Câmara Municipal do Funchal. Conta ainda com os seguintes parceiros: Associação Carreiros do Monte, Associação Cultural Lírios do Norte, Casa do Povo do Monte, Colégio Infante D. Henrique, Clube Desportivo Infante, Escoteiros do Monte - Grupo 159, Hotel Windsor, Jardins Monte Palace e Paróquia de Nossa Senhora do Monte
Redação