MADEIRA Meteorologia

Empresário madeirense Manuel Correia morreu subitamente na Venezuela

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
19 Abril 2021
13:40

Um conhecido empresário madeirense que ficou conhecido na Venezuela por modernizar o transporte de passageiros entre as principais cidades venezuelanas, Manuel Correia, morreu subitamente, aos 83 anos, em Caracas, disse à Lusa fonte da família.

"Ele almoçou connosco, em família, e depois pediu para dar uma volta pela cidade, sem sair do carro. De regresso quis descansar um pouco e pouco depois faleceu subitamente", explicou a mulher à agência Lusa.

Segundo Maria Helena Camacho Correia a morte ocorreu pouco depois das 16:30 locais de domingo (21:30 em Lisboa) e o empresário deixa duas filhas e seis netos.

Descrito por vários empregados como "uma pessoa que ensinou muito, os valores, a ética do trabalho", Manuel Correia nasceu na Ponta do Sol, Madeira e emigrou para a Venezuela em 28 de agosto de 1955, quando tinha 18 anos.

"Era honesto, tinha integridade, ética e moral. Praticava conceitos que antes não existiam: liderança, talento humano, ‘coach’ motivacional. Era uma pessoa excecional", segundo Ricardo Alea, um dos seus 256 empregados.

Condecorado em 1993 com a Ordem (comenda) do Mérito ao Trabalho em Primeira Classe, Manuel Correia, dirigia, conjuntamente com a mulher e as filhas, a Aeroexpressos Executivos, uma das principais empresas do setor, fundada há 31 anos e conhecida por impulsionar a modernização do transporte de passageiros na Venezuela.

Foi também condecorado pela Polícia de Trânsito de Chacao (leste de Caracas), município onde fica situado o principal terminal terrestre da Aeroexpressos.

Piloto de aviação visual e instrumental desde 1980, Manuel Correia, foi ainda um dos fundadores e diretor das empresas ‘Transporte Belén’ (1973-1976), Transporte Pegamar (1976-1980), ‘Expressos Cantaclaro’ (1976-1994), ‘Recobus’ (desde 1998), ‘RV Rodovias de Venezuela’ (desde 1989).

Atualmente dirigia também a Turismo Executivo, conhecida por transportar várias equipas de basquetebol, futebol e de beisebol, na Venezuela.

Com operações limitadas devido à pandemia de covid-19, a Aeroexpresso Executivos realiza o transporte de passageiros entre Caracas (capital da Venezuela) e as cidades de Maracaibo, Barquisimeto, Maturín, Maracay, Valência, Acarígua, Guanare, Barinas, Guasdualito, Puerto La Cruz, El Tigre, Ciudad Bolívar, Upata, Santa Elena de Uairén.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas