PS congratula-se com aprovação da reabertura das urgências de Santana 24 horas

JM

O grupo Parlamentar do Partido Socialista congratulou-se, através de comunicado, com a aprovação, hoje, em plenário da Assembleia Legislativa da Madeira, do projeto de resolução que recomenda ao Governo Regional a reposição do atendimento permanente do serviço de urgência do Centro de Saúde de Santana.

"Finalmente fez-se justiça e o Parlamento reconheceu a necessidade de devolver este direito das pessoas à saúde", afirma a deputada Tânia Freitas, natural de Santana e proponente do projeto, que considera que esta aprovação representa "uma vitória para as pessoas de Santana".

Segundo os deputados socialistas, "o encerramento noturno do serviço de urgência de Santana ocorreu em 2012, com base nos argumentos económico e de baixa afluência de utentes, situação que tem motivado o descontentamento dos utentes, que veem a sua segurança e a sua saúde postas em causa, já que têm de se deslocar às urgências do concelho de Machico, com os constrangimentos inerentes".

O grupo parlamentar sublinha que "este é um problema para o qual o Partido Socialista já tem vindo a alertar várias vezes e em torno do qual só agora foi possível reunir consenso".

Tânia Freitas lembra que o concelho de Santana é muito disperso e tem uma população na sua maioria envelhecida e mais necessitada de cuidados de saúde, razão pela qual este serviço é ainda mais determinante.

"Com esta decisão do Parlamento, brevemente as pessoas de Santana vão poder sentir-se seguras, caso precisem de cuidados médicos urgentes durante a noite", vinca a deputada que foi cabeça de lista do PS à Câmara Municipal de Santana.