MADEIRA Meteorologia

Número de óbitos em 2021 supera o dos últimos dois anos e nascimentos atingiram mínimo histórico na Região

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
25 Setembro 2021
10:54

Só nos primeiros oito meses de 2021, a Região já superou o número de óbitos registados nos últimos dois anos. Já na outra ponta do espectro estão os nascimentos, que no 1.º semestre do presente ano atingiram um mínimo histórico.

Este foram alguns dos dados divulgados ontem pela Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), no seu "Em Foco", no qual são abordados os efeitos da pandemia covid-19 na vida económica e social da Região em 2021.

Em destaque, estão também o número de casamento realizados que já verificaram uma recuperação em 2021.

Já no campo da saúde, a DREM dá conta de que o número de casos de COVID por habitante na RAM é menos de metade da média nacional.

Por sua vez, no campo económico, é de aponta que a taxa de desemprego se encontra em convergência para o nível pré-pandémico, com o desemprego registado em queda desde abril de 2021 e a população empregada ausente do trabalho na semana de referência a apresentar também uma queda assinalável,

Neste período, a taxa de subutilização desce abaixo dos 20%, as horas efetivamente trabalhadas continuam a crescer e o índice de Custo do Trabalho caiu no 2.º trimestre de 2021 devido ao aumento das horas trabalhadas. Destaca-se ainda o facto de que o layoff atingiu o mínimo em agosto de 2021 desde o início da pandemia.

No que diz respeito à economia, esta inverteu tendência de queda em abril de 2021, enquanto que as exportações e importações contabilizaram uma queda homóloga.

Em recuperação está também a comercialização de vinho Madeira.

Segundo a DREM, no mundo da construção e da habitação, o número de edifícios licenciados manteve-se e o de concluídos aumentou. A comercialização de cimento também cresceu de forma acentuada. Menos animador é a prestação média no crédito à habitação que ainda se encontra longe do nível pré-pandemia. Já os valores do mercado de habitação praticamente imunes à pandemia e a venda de alojamentos atingiu um valor recorde no 2.º trimestre de 2021.

A Direção Regional de Estatística da Madeira dá também conta ed que a pandemia ainda não teve efeitos visíveis nas falências e insolvências, mas reconhece que se tem registado uma maior dinâmica na constituição de sociedades no mundo empresarial.

No que concerne ao consumo, as 1uantidades introduzidas no consumo dos principais combustíveis também está em recuperação, embora parcialmente, a emissão de energia elétrica já está acima de 2020, mas abaixo de 2019, e a taxa de inflação permanece negativa, mas com tendência ascendente.

O setor financeiro e monetário verificou um crescimento acentuado do valor dos levantamentos adicionados das compras através de terminais de pagamento automático na rede Multibanco e os empréstimos da banca a sociedades não financeiras cresceram em 2021, mas de forma menos acelerada.

Nos transportes terrestres e aéreos, o movimento de passageiros nota também uma recuperação, à semelhança do setor do turismo com crescimentos homólogos exponenciais desde abril de 2021.

A fechar, a DREM indica que as receitas fiscais continuam abaixo de 2020, que a poluição provocada por dióxido de azoto no Funchal mantém-se ao nível de 2020 e que o cinema verificou uma queda nos principais indicadores nos primeiros sete meses do ano.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas