MADEIRA Meteorologia

SESARAM promove projeto ‘Do poio pro buzico’

Data de publicação
25 Abril 2024
20:20

O projeto ‘Do poio pro buzico’, dinamizado pelo Serviço de Saúde Regional através dos serviços de Nutrição e do Centro de Saúde Dr. Rui Adriano de Freitas, tem como objetivo melhorar o estado nutricional e os hábitos alimentares das crianças do 1.º ciclo da freguesia de São Martinho.

Este projeto está a ser dinamizada através de diversas sessões lúdico-pedagógicas sobre diferentes temáticas que incidem na estimulação para o aumento do consumo de leguminosas, frutas, hortícolas, pescado e lacticínios.

Esta intervenção resulta das lacunas detetadas no diagnóstico alimentar efetuado ao longo do ano letivo passado. Relativamente ao estado nutricional das crianças, estão também, desde o ano passado, a ser acompanhadas muitas crianças na Consulta de Nutrição do Centro de Saúde Dr. Rui Adriano de Freitas, com o objetivo de melhorarem os seus hábitos alimentares, assim como otimizarem o seu estado nutricional.

Ao longo do mês de maio, irá acontecer um ‘peddy paper’ num ambiente de supermercado, envolvendo as crianças e as suas famílias, com o objetivo de promover a literacia alimentar e nutricional.

A leitura de rótulos de produtos alimentares, a escolha de alimentos mais saudáveis, a transmissão da importância da sustentabilidade alimentar com a escolha de alimentos mais sustentáveis e locais, são algumas das atividades programadas.

Este projeto de intervenção, iniciado no ano letivo passado, nas escolas do 1.º ciclo da freguesia de São Martinho, entra agora na reta final com a realização de uma avaliação, referente aos hábitos alimentares que permitirá avaliar o resultado desta intervenção na comunidade.

Uma alimentação saudável começa a cada refeição. Ser saudável é uma escolha e que cada escolha é uma oportunidade.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas