MADEIRA Meteorologia

Miguel Silva Gouveia apresentou a Marcelo candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
09 Junho 2021
19:01

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi recebido esta tarde, nos Paços do Concelho do Funchal, pelo Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, a convite deste, e à margem das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que estão a decorrer na cidade. O Executivo Municipal e o Presidente da Assembleia Municipal estiveram, igualmente, presentes na ocasião.

Miguel Silva Gouveia convidou o Presidente da República a assinar o Livro de Honra da Cidade, no átrio dos Paços do Concelho, e aproveitou a ocasião para oferecer a Marcelo Rebelo de Sousa um dossier da candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura em 2027.

O Presidente da República agradeceu o gesto e a receção, tendo manifestado o apreço pelo convite a visitar a edilidade, e desejado votos de felicidade a esta candidatura que a capital da Região Autónoma da Madeira tem em curso.

Apesar da visita não estar prevista no programa, Miguel Silva Gouveia agradeceu "a disponibilidade do Sr. Presidente da República em assinalar a sua vinda à Região, e as comemorações oficiais na cidade, com uma visita à Câmara de todos os funchalenses. É uma atitude que dignifica a população, num momento a todos os níveis histórico para o Funchal, e se há um desígnio coletivo que nos importava transmitir ao Sr. Presidente da República, é sem dúvida a candidatura Funchal 2027 a Capital Europeia da Cultura."

"Entregámos, deste modo, a Marcelo Rebelo de Sousa, um dossier que contém as principais linhas programáticas da nossa candidatura, sob o lema «Além do mapa, uma cidade de encontros", assumindo a ambição de agregar no projeto, para além do Arquipélago, a nossa diáspora e as regiões ultraperiféricas. A mais antiga cidade atlântica quer ser a primeira urbe ultraperiférica a merecer o título de Capital Europeia da Cultura e acredito que este é um propósito que sensibilizou o Sr. Presidente da República."

O Presidente da CMF acompanhou, de resto, o programa da tarde, que contemplou a entrega ao Presidente da República, pela Associação Académica da Universidade da Madeira, da coleção de 6 volumes da História da Madeira, do Professor Rui Carita, na Reitoria da Universidade, e ainda o lançamento do livro "A Autonomia da Madeira", de Manuel Pestana dos Reis, que teve lugar na Assembleia Legislativa Regional.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas