MADEIRA Meteorologia

Universidade Sénior promove a inclusão e o envelhecimento ativo

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
30 Julho 2021
11:11

No encerramento de mais um ano letivo da Universidade Sénior da Ribeira Brava (USRB), realizado esta quarta-feira nos jardins da Câmara Municipal, o presidente Ricardo Nascimento destacou os benefícios deste projeto que nasceu há três anos e "proporciona o desenvolvimento cognitivo, promove a atividade física e combate a solidão", ao mesmo tempo que "acolhe, ajuda e integra os cidadãos na sociedade.

O autarca acredita que a educação e a formação da população sénior facilitam o processo de envelhecimento ativo.

"Este é um projeto que muito me orgulha", afirmou Ricardo Nascimento, alertando para o facto de a Madeira ter uma população envelhecida, o que obriga à "criação de condições para esta faixa etária", nomeadamente a sua integração na sociedade e a promoção de um envelhecimento ativo que contribua para uma vida mais saudável e menos sedentária.

Nascimento agradeceu a todas as entidades parceiras da Universidade Sénior, em especial à Secretaria Regional da Educação por disponibilizar professores e formadores para este projeto, sem esquecer os voluntários que abraçam esta causa social. "Esta união de esforços faz com que dia após dia consigamos aos poucos melhorar a nossa Ribeira Brava", referiu.

Nuno Gonçalo Olim, em representação do secretário Jorge Carvalho, começou por dar os parabéns aos utentes da USRB pela "coragem e humildade de perceberem que o processo de aprendizagem pode ser continuo ao longo da vida". Ciente de que o saber não ocupa espaço, destacou a educação como "um dos grandes tesouros" da atualidade e uma "ferramenta excelente para trabalhar o envelhecimento ativo".

Alertou para o facto de todos nós estarmos em processo de envelhecimento e nada melhor do que dar à população sénior "ferramentas para serem mais participativas na sociedade e desenvolverem os seus direitos e a sua cidadania".

Aos alunos recordou que "nunca é tarde para aprender e para concretizar um sonho" e destacou o trabalho da Câmara Municipal da Ribeira Brava pela aposta neste projeto inclusivo e por perceber que "capacitar os seus cidadãos seniores na vida ativa do concelho traz benefícios a todos".

A cerimónia terminou com a entrega de certificados. O próximo ano letivo está já a ser preparado, estando inscritos 92 alunos seniores. A coordenadora Zélia Encarnação promete novidades e o mesmo empenho de sempre.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas