MADEIRA Meteorologia

SIGA tem avanços para pessoas com deficiência, mas enfrenta desafios de acessibilidade

Data de publicação
13 Janeiro 2025
11:01

A Associação Portuguesa das Pessoas com Necessidades Especiais – Associação Sem Limites abordou as valências da nova rede de transportes públicos interurbanos SIGA, em operação na Região Autónoma da Madeira desde 1 de julho, para pessoas com deficiência, afirmando que esta trouxe coisas positivas para a população, mas ainda representa desafios.

Segundo comunicado, durante a 2ª edição da Mesa Redonda, que contou com a presença do diretor regional dos Transportes, foi esclarecido que pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, com um grau de incapacidade igual ou superior a 60%, podem beneficiar do uso de autocarros adaptados a cadeiras de rodas. Embora esses veículos não estejam disponíveis em todas as carreiras, podem ser programados para atender às necessidades dos utilizadores, desde que seja realizado o registo prévio no site siga.madeira.gov.pt.

O processo de adesão exige o preenchimento de um formulário online com os dados pessoais do interessado, incluindo o cartão de cidadão e o atestado de incapacidade. Após a aprovação, o utilizador recebe um número de associado, permitindo o agendamento de viagens, que deve ser feito até às 13h00 da antevéspera da data pretendida. O custo das viagens é igual ao dos restantes passageiros, sem qualquer sobretaxa.

Apesar dos avanços que a rede SIGA representa para a mobilidade de pessoas com deficiência na Madeira, a associação destacou algumas limitações. O acesso ao serviço, dependente de uma plataforma digital, pode ser um obstáculo para utilizadores que não dominam ferramentas digitais. Além disso, de acordo com o que refere a associação na mesma nota, a rede ainda não cobre as zonas altas de concelhos rurais, dificultando o acesso de quem vive em áreas mais remotas.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas