MADEIRA Meteorologia

Rogério Gouveia destaca importância da sustentabilidade e competitividade na estratégia empresarial da Região

Data de publicação
17 Janeiro 2025
11:11

Rogério Gouveia destacou esta manhã, na conferência ‘Transformação Empresarial Sustentável: O Impacto do ESG na Estratégia Empresarial na Região Autónoma da Madeira’, que decorre no salão nobre do Palácio do Governo Regional, a importância da sustentabilidade e competitividade na estratégia empresarial da Região.

“O Governo Regional está convicto de que o grande desafio que a Madeira tem pela frente é o da competitividade. Tornar a nossa economia competitiva, capaz de prosperar na economia global, é a chave do nosso futuro”, disse o governante, o qual presidiu à sessão de abertura do evento cujo principal desígnio é o de promover uma reflexão e consciencialização sobre a implementação de políticas ambientais, sociais e de boa governança (ESG, na sigla em inglês) e o seu impacto.

Acreditando que é neste intercâmbio que se afirmam decisões e resoluções, o secretário regional das Finanças enalteceu a relevância desta iniciativa, considerando que as opiniões e os testemunhos que forem deixados pelos oradores deverão gerar conclusões que consolidarão estratégias apropriadas para um futuro mais promissor.

Durante a sua alocução, Rogério Gouveia considerou que, à “medida que os consumidores se tornam mais conscientes dos danos que certas atividades causam ao ambiente e aos ecossistemas, o investimento sustentável ganha popularidade”, pelo que as tendências do mercado e o comportamento dos consumidores exigem, por isso, comportamentos responsáveis.

O tutelar da pasta das Finanças entende que as “empresas têm de estar conscientes de que a integração destes pilares na sua estratégia de negócio ultrapassa a necessidade de cumprir apenas com os requisitos legais”, sendo um “importante fator de sucesso num mercado global e fortemente competitivo”.

O governante garantiu, também, que o executivo regional está comprometido em preparar e apoiar os empresários, oferecendo ferramentas e recursos necessários para fomentar a sustentabilidade e a competitividade. Entre as medidas mencionadas, destacou os incentivos para empresas que adotem práticas que contribuam para a redução da pegada ecológica e a promoção da sustentabilidade ambiental.

Refira-se que, no âmbito do Programa Regional Madeira 2030, estão mobilizados mais de 156 milhões de euros para apoiar projetos empresariais alinhados com cinco prioridades: investigação, inovação, transição digital, transição energética e sobrecustos da ultraperiferia. Em comparação com o programa Madeira 14-20, houve um aumento de 31% (36,6 milhões de euros) nos fundos destinados às empresas.

85 empresas presentes

A conferência conta com a participação de 85 empresas, o que, conforme reconheceu à comunicação social Duarte Freitas, presidente do Instituto de Desenvolvimento Empresarial, mostra o interesse destas entidades nesta matéria.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas