Chegou hoje ao fim a edição de 2023 do Festival do Atlântico. A capital madeirense recebeu, neste último espetáculo pirotécnico, a atuação da empresa organizadora com o tema ‘Rituais’.
"Para este espetáculo de encerramento, a Macedo’s Pirotecnia criou, num espaço mais amplo e já conhecido do público, um programa de elevada coordenação entre o fogo de artifício e os demais meios multimédia selecionados, com especial realce para a visualização de ecrãs vídeo e projeções em duas torres sobre plataforma situada na área marítima circundante da Pontinha", descreve a Secretaria Regional de Turismo e Cultura.
De realçar que esta empresa alia a pirotecnia tradicional, que "constitui um importante património da oferta turística da Região Autónoma da Madeira, a um suporte musical criteriosamente selecionado e a um conjunto diversificado de elementos multimédia, pretendendo a obtenção de um conjunto de momentos integrados de harmonia estética e dimensão lúdica."
A propósito do encerramento do festival, o secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, fez um balanço positivo dos espetáculos piromusicais da edição do evento que já é um marco no cartaz turístico madeirense. "Tudo decorreu conforme as expetativas com uma afluência muito significativa de residentes e de visitantes", destacou o governante.
Recorde-se que a edição de 2023 do Festival do Atlântico teve abertura oficial no dia 2 de junho, em Machico, no primeiro dia do Mercado Quinhentista. Desta edição saíram vencedores os espetáculos pirotécnicos da Suíça, escolhida pelo júri, e de França, eleita pelo público.
Catarina Gouveia