MADEIRA Meteorologia

Relatório do TdC deixa recomendações à Câmara de São Vicente

Data de publicação
21 Novembro 2024
13:03

O Tribunal de Contas (TdC) deixou à Câmara Municipal de São Vicente uma série de recomendações que visam uma maior conformidade e razoabilidade na contratação pública, recomendando a autarquia a abster-se de “exigências” e de “formular restrições inadequadas, desnecessárias e desequilibradas ou irrazoáveis”.

A exortação surge na sequência da auditoria que visou apurar as responsabilidades financeiras emergentes das alegadas ilegalidades assinaladas no exercício da fiscalização prévia do contrato de empreitada para a reparação de pavimentos betuminosos em vários arruamentos municipais no concelho de São Vicente.

Nesse sentido, a TdC, na conclusão, recomendou à autarquia que, no domínio da contratação pública, “quando recorra ao concurso limitado por prévia qualificação, se confine ao estrito cumprimento das normas do Código dos Contratos Públicos que enformam e disciplinam este procedimento adjudicatório, abstendo-se, na fixação dos requisitos mínimos obrigatórios de qualificação, bem como das exigências no preenchimento dos requisitos mínimos por agrupamentos de candidatos, de formular restrições inadequadas, desnecessárias e desequilibradas ou irrazoáveis, tendo presente o objeto do contrato a celebrar”.

De referir que o referido relatório inclui a argumentação da Câmara, liderada por José António Garcês, que afasta qualquer ilegalidade no processo.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas