A Casa do Povo de São Roque do Faial concluiu esta tarde, com balanço positivo, uma sessão de sensibilização e recolha de lixo no percurso pedestre entre a estrada regional 103 e o miradouro dos Balcões, no Ribeiro Frio, em Santana
"O balanço foi positivo, o número de pessoas que participaram, cerca de duas dezenas e meia, essencialmente jovens e crianças que estão nas atividades de verão, alguns idosos e outras que se juntaram ao grupo. Ao longo dos anos que vamos fazendo esta atividade, é menos lixo que se recolhe. Há cerca de 20 anos quando começámos esta atividade, recolhíamos 10 vezes mais lixo do que o que se recolheu hoje", referiu o presidente da Casa do Povo, Heliodoro Dário.
Para além da recolha do lixo, é objetivo da Casa do Povo sensibilizar para a importância da floresta, da sua riqueza e do seu contributo para a Região. Uma vez que aquele percurso se insere na floresta Laurissilva, nunca será de mais referir a sua importância para todo o ecossistema daquela zona, conforme salienta o responsável.
"Nas encostas e nas bermas já não há muito lixo, a sensibilização assim vai-se fazendo, pois também as próprias pessoas vão vendo que as pessoas estão a limpar, com os sacos e com as luvas e percebem que o objetivo passa por reduzir a quantidade de lixo nas estradas e obviamente no concelho de Santana", realçou o presidente da Casa do Povo de São Roque do Faial.
Pedro Freitas