MADEIRA Meteorologia

PS diz que “faz sentido” o Museu da Música e Xarabanda na Fortaleza do Pico

Data de publicação
02 Outubro 2024
12:09

O plenário madeirense prosseguiu na manhã de hoje a apreciação conjunta na generalidade do projeto de resolução, da autoria do JPP, intitulado ‘Recomenda ao Governo Regional a implementação do projeto Museu da Música da Madeira’, e do projeto de resolução, da autoria da IL, intitulado ‘Recomenda a cedência de espaço na Fortaleza de São João Baptista do Pico à Associação Musical e Cultural Xarabanda para instalação do Museu da Música Tradicional da Madeira’.

Olga Fernandes deu o aval do PS, referindo que “os dois projetos fazem todo o sentido”. A deputada socialista relevou que “do conteúdo dos diplomas o que se salienta é a importância da Região em ter o quanto antes um Museu da Música, pois está em causa um valioso espólio que que se impõe preservar em lugar condigno”.

Ademais, o grupo Xarabanda é “detentor de um vasto património material de valor incalculável e efetivamente necessita de um espaço para conservação dos artefactos”, registou Olga Fernandes, exaltando que, efetivamente, “a Fortaleza do Pico poderia servir esse propósito”.

“O Governo da República não pode continuar a desperdiçar tudo aquilo que serve para falar da Madeira e o setor da música é um grande cartaz”, alertou a deputada do PS.

Já Monica Freitas (PAN) expressou lhe merecer muitas reservas que o espaço em causa, de grande interesse cultural, possa ser o sítio certo para o Museu da Música, embora reconheça a importância deste, mas crendo que poderá ser alocado a um outro espaço. E quer saber mais desse eventual protocolo. Ou seja, o imediato, acompanha a proposta do JPP, mas opta por se abster da respetiva localização, sem estar na posse de mais dados.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas