MADEIRA Meteorologia

PAN Madeira denuncia abandono da floricultura na Madeira

Data de publicação
28 Janeiro 2025
11:56

O PAN Madeira lamentou esta terça-feira o “estado de abandono” em que se encontram as estufas do Lugar de Baixo, no concelho da Ponta do Sol. “Este espaço, outrora um dos maiores símbolos da floricultura madeirense e centro de décadas de investigação, congressos e divulgação, está hoje degradado, com estufas quase no chão e um tanque de água em péssimas condições”, refere nota de imprensa do PAN, o qual acrescenta que esta degradação “coloca em risco não apenas as coleções únicas de flores ali preservadas, mas também a segurança dos trabalhadores que continuam a desempenhar funções no local, apesar da falta de condições básicas.”

Para o PAN, a Madeira está a perder este património inestimável por “pura inércia” da Secretaria Regional de Ambiente, Agricultura e Pescas. “É inadmissível que, num setor tão emblemático para a identidade da nossa Região, os produtores amadores – os verdadeiros pilares da floricultura madeirense – estejam abandonados, sem acesso a locais de formação, informação técnica ou qualquer tipo de apoio para se adaptarem aos desafios do presente”, lê-se.

“A antiga Secretaria de Agricultura tinha um projeto para requalificar o Lugar de Baixo e honrar a floricultura, uma das atividades mais tradicionais e icónicas da Madeira. Contudo, a atual Secretaria tem desvalorizado este setor ao deixar cair por completo aquele que poderia ser um verdadeiro polo de revitalização e inovação para a produção de flores na Região”, afirma Mónica Freitas, porta-voz do PAN Madeira.

O PAN Madeira defende uma “requalificação urgente” das estufas do Lugar de Baixo, transformando-as num espaço de apoio técnico, formação e inovação para os floricultores madeirenses, com especial atenção aos pequenos produtores que não têm atualmente condições dignas de produção. Esta requalificação deve ainda promover a preservação das espécies locais e regionais, garantindo que a Madeira mantém o seu estatuto de ‘Ilha das Flores’ perante o mundo.

Além disso, o PAN Madeira apela “a uma maior aposta na floricultura, incluindo apoios financeiros e técnicos aos floricultores, incentivos à produção sustentável e a criação de um programa regional de promoção das flores madeirenses, tanto no mercado interno como externo”. “Só assim será possível preservar este setor, garantindo que ele continua a ser uma das maiores bandeiras culturais e económicas da Madeira”, acrescenta o partido.

A concluir, o PAN Madeira reafirma o seu compromisso com a defesa do património natural, cultural e agrícola da Região e continuará a lutar para que a Madeira honre o seu título de ‘Ilha das Flores’, salvaguardando este legado para as futuras gerações.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas