MADEIRA Meteorologia

Misericórdia da Calheta: Albuquerque garante revisão das diárias para 2025

Data de publicação
07 Outubro 2024
17:21

Miguel Albuquerque respondeu, esta tarde, ao pedido feito pelo provedor da Santa Casa e garantiu que, este ano, iniciar-se-á a negociação para o novo quadro de atualização das diárias para 2025.

Recorde-se que o provedor, Mário Nunes, conforme noticiou hoje o JM, pediu um aumento da diária que a Segurança Social paga por cada idoso institucionalizado. Segundo apontou, cada idoso institucionalizado custa cada vez mais, sendo que o valor individual anda a roçar, atualmente, os 1.600 a 1.700 euros.

Instituição recebe 2 milhões por ano

Ora, o presidente do Governo Regional da Madeira, que falava na sessão comemorativa do 489.º aniversário da Misericórdia da Calheta, que decorreu nas instalações do organismo, começou por lembrar aos jornalistas que o apoio anual concedido pelo Governo Regional à Santa Casa da Misericórdia da Calheta fixa-se em dois milhões de euros. Um apoio, aliás, de “mérito”, uma vez que a instituição “funciona muito bem” e tem “feito um trabalho relevantíssimo”.

No entanto, o governante recorda que o apoio do Governo Regional às IPSS, no quadro dos lares, é definido de dois em dois anos, sendo que “a última atualização das diárias foi feita em 2023”. Nesse sentido, o chefe do executivo afirma que este ano iniciar-se-á a negociação para a almejada atualização em 2025.

12 novas camas

Refira-se que, além da sessão comemorativa, realizou-se ainda a inauguração das obras de remodelação e ampliação do Lar Nossa Senhora da Estrela, realizadas com apoio financeiro da União Europeia FEDER. A empreitada criou 12 novas camas, totalizando sete dezenas, mas que não tinham sido enquadradas no quadro de negociações referente a 2023, pelo que necessitam de mais verbas para funcionar. “Estas 12 camas a mais vão ser apoiadas com os valores de 2023”, assegurou Albuquerque.

Atualização apoio domiciliário

Na ocasião, Miguel Albuquerque disse ainda que a prioridade neste momento é a de incentivar e apoiar o apoio domiciliário, adiantando que será feita uma atualização para 2025.

“Esse apoio domiciliário implica o fornecimento de refeições, a higiene, etc. E isso é muito importante porque vai desonerar as instituições de ter um lugar cativo e, por outro lado, é mais confortável e comodo para os próprios utentes. A pessoa gosta de estar na sua casa, de ter um apoio exterior na sua casa”, denotou.

Questionado ainda sobre a renda do vulgo ‘Hospital da Calheta’ que a Santa Casa, proprietária do espaço, diz que ser uma renda “demasiado baixa” para o investimento que foi feito, Miguel Albuquerque responde que “quem fez o investimento foi o Governo Regional” e que a renda “tem de ser justa, mas não pode ser uma forma de financiar indiretamente a Santa Casa”.

“Não podemos ter uma renda muito alta ou demasiado alta em função daquilo que é a utilização do espaço. E porquê? Porque isso seria estar a fazer um financiamento indireto à instituição e que não é permitido pelo Tribunal de Contas”, rematou.

Além dos Lares que dispõe – no Arco da Calheta (Nossa Senhora da Conceição), com 26 e na Estrela, com 70 - a Santa Casa presta serviço domiciliário, atendendo mais de duas centenas. Dispõe ainda do Centro Social do Pinheiro, UAID/RE-DE, do Serviço de Fornecimento de Refeições, de Lavandaria Social, de Medicina Física e de Reabilitação e de Loja Solidária. Através destas diversas respostas sociais, os serviços chegam a um milhar de pessoas em todo o concelho da Calheta.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas