MADEIRA Meteorologia

Marcas de renome mundial no Funchal a debater inovação, tecnologia e criatividade

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
23 Maio 2022
16:14

O Teatro Municipal Baltazar Dias acolhe, esta sexta-feira, 27 de maio, uma conferência aberta com foco nas grandes questões que envolvem a inovação, as indústrias criativas, a tecnologia e a criatividade.

Combinando os tópicos da ciência e da investigação com desenvolvimento criativo e de negócio e políticas públicas, este evento, promovido pela Câmara Municipal do Funchal e pelo ITI - Interactive Technologies Institute/LARSyS, juntará, ao longo de todo o dia, oradores nacionais e internacionais de várias vertentes, em representação de entidades de topo como a DELL, a Amazon, a Codewizards e o Estado-Maior da Armada, para uma discussão aberta com o intuito de reforçar a posição do país no mercado global do entretenimento.

Intitulado de #CreateFunchal, este evento está projetado para posicionar a cidade do Funchal na cadeia de valor global das indústrias criativas, explicou Pedro Campos, da LARSyS, na apresentação do programa que decorreu esta segunda-feira no Salão Nobre da CMF.

A agenda conta com abertura a cargo do secretário de Estado da Economia, João Neves, do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e do presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado.

Entre os destaques da programação, está, primeiramente, uma intervenção do vice-almirante Coelho Cândido, vice-chefe do Estado-Maior da Armada, que irá abordar ‘O projeto Creoula: criatividade e gami?cação para o bem comum’. Em representação da Amazon, estará Matteo Scialanga, que irá fazer uma introdução aos Amazon Web Services (AWS) e explicar como é que os mesmos podem ser utilizados para auxiliar os produtores de videojogos.

Pedro Campos destacou também a intervenção de Craig Barron, da Craigwizards, que irá abordar a ciência base da construção e desenvolvimento dos videojogos, sendo que a encerrar o evento haverá uma mesa redonda com a participação de empresas regionais, a debater os prós e contras da indústria do gaming.

Na apresentação do evento, vice-presidente da autarquia, Cristina Pedra, salientou que a realização desta conferência tem o desígnio de definir "o posicionamento estratégico da Câmara Municipal do Funchal para o seu futuro". Um futuro que, como declarou a edil, se quer "associado a tecnologias, a desmaterialização, a indústrias criativas, e com uma vertente em que se associa à parte da investigação, mas também à vertente económica de criação de empresas, à modernização", procurando obter um Funchal "tecnológico, que não seja apenas académico, mas sim com uma vertente empresarial forte".

Tecnologia, conhecimento, economia, digital, posicionamento e vanguarda são termos a que a autarquia pretende ver associado o nome do Funchal, acrescentou Cristina Pedra.

O evento é de entrada livre mediante inscrição, que poderá ser efetuada no site criado para o evento, disponível no endereço funchal.pt/createfunchal, onde está igualmente disponibilizado o programa completo.

O #CreateFunchal conta ainda com o apoio da NOS Madeira e da WOW Systems.

Catarina Gouveia

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O presidente do Marítimo tem condições para continuar no cargo após agredir um adepto?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas