MADEIRA Meteorologia

Madeira: 17 candidaturas disputam seis lugares no parlamento nacional

Data de publicação
05 Fevereiro 2024
11:59

O círculo eleitoral da Madeira conta com seis deputados à Assembleia da República que vão ser eleitos entre os 17 partidos e/ou coligações concorrentes às legislativas antecipadas de 10 de março.

O PSD e o CDS apresentam como cabeça de lista da coligação “Madeira Primeiro” o presidente do município de Câmara de Lobos, o social-democrata Pedro Coelho que está à frente da autarquia deste concelho contíguo a oeste do Funchal desde 2013 e venceu as autarquias sempre com maioria absoluta.

Quanto ao PS/Madeira - o maior partido da oposição madeirense - aposta no líder regional, Paulo Cafôfo, o dirigente socialista que conseguiu tirar pela primeira vez a maioria absoluta ao PSD na Câmara Municipal do Funchal, encabeçando a coligação “Mudança” (2013), e que foi secretário de Estado das Comunidades no atual Governo, liderado por António Costa.

O Juntos Pelo Povo (JPP) escolheu para candidato o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Filipe Sousa, o fundador deste partido que começou como movimento de cidadãos na freguesia de Gaula e também retirou a maioria que o PSD sempre detivera nesta autarquia vizinha do Funchal em 2009, governando o concelho com maioria desde 2013.

O Chega apresentou um ex-deputado do PSD no parlamento madeirense na Assembleia da República e na Assembleia Municipal do Funchal, Francisco Gomes, que é licenciado em Ciência Política e Comunicação Social e trabalhou na secretaria regional do Turismo e na do Ambiente da Madeira.

O PAN (Partido-Animais-Natureza) - a força partidária que exigiu a demissão de Miguel Albuquerque para manter o acordo de incidência parlamentar que suporta a maioria absoluta do PSD/CDS na Assembleia da Madeira - indicou o advogado Marco Gonçalves, um defensor das causas animais que integrou como independente as listas da CDU ao parlamento nacional, em 1999, e à Câmara do Funchal, em 200).

O Bloco de Esquerda tem como cabeça de lista a sua coordenadora regional, Dina Letra; a CDU (PCP/PEV) a sua ex-deputada, a veterinária Silvia Vasconcelos; o PTP a ex-deputada Raquel Coelho e o partido ADN Miguel Pita, que também encabeçou a candidatura nas legislativas regionais de setembro de 2023.

Os outros candidatos indicados são o advogado Gonçalo Maia Camelo, que integra a direção da Associação Comercial do Funchal (ACIF) pela Iniciática Liberal (IL); o engenheiro Miguel Silva pelo Movimento Partido da Terra (MPT) e o assistente operacional no município do Funchal António Santos (Nós, Cidadãos)

O Ergue-te candidata a funcionária judicial Isabel Montalvão, o PPM o seu coordenador regional, o segurança privado Paulo Brito, sendo a enfermeira Joana Mendes a cabeça de lista do Reagir Incluir Reciclar (RIR), enquanto o Livre indica o pensionista Carlos Andrade e o Volt Portugal o programador informático Vitor Ferreira

O circulo eleitoral da Madeira tinha inscrito nas últimas eleições legislativas de 30 de janeiro de 2022 um total de 256.463 eleitores e 16 candidaturas concorrentes: Movimento Alternativa Socialista (MAS), MPT - Partido da Terra, JPP, Alternativa Democrática Nacional (ADN), PSD/CDS-PP, PTP, RIR, Ergue-te, Bloco de Esquerda, CDU (coligação PCP/PEV), Iniciativa Liberal, PS, Livre, PPM, PAN e Chega.

Nesse ato eleitoral, o PSD, que sempre havia concorrido sozinho neste tipo de ato eleitoral decidiu coligar-se pela primeira vez com o CDS, mas apenas conseguiu manter os três lugares que detinha no parlamento nacional, os mesmos que o PS.

O terceiro partido mais votado na Madeira foi o JPP (8.721 votos), mas não conseguiu eleger qualquer representante para a Assembleia da República, seguindo-se o Chega (1.186 votos), enquanto a a Iniciativa Liberal (IL) obteve 683 votos (3,25%), o BE 668 votos (3,17%), o PAN 351 (1,67%) e PCP-PEV 347 (1,65%).

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas