Por Alberto Pita albertopita@jm-madeira.pt
O Jardim Botânico da Madeira Eng.º Rui Vieira terá, em breve, novas portarias para facilitar o acesso de pessoas que visitam este espaço.
Com 61 anos de existência, a obra de requalificação deste jardim pretende contribuir para a supressão de algumas ineficiências e inoperacionalidades mais relevantes existentes neste espaço.
As áreas de receção dos visitantes irão ser redimensionadas e, pese embora a intervenção contemple uma arquitetura contemporânea, houve a preocupação da preservação do património arquitetónico e ajardinado existente aquando da elaboração do projeto.
As novas portarias estarão enquadradas na área verde que caracteriza todo o espaço e serão constituídas por espaços dotados de grandes transparências, predominando materiais no seu estado natural, como sejam o metal, a madeira e o betão aparente.
As novas condições de utilização destas áreas proporcionarão o bem-estar tanto a trabalhadores como a visitantes e foram projetadas no sentido de existir uma separação do acesso de pessoas em relação ao acesso de veículos destinados ao serviço ou de emergência médica.
Está também prevista a aquisição de novos equipamentos de emissão, faturação e controlo de visitantes, no sentido de facilitar a aquisição dos ingressos para o Jardim.
A intervenção ao nível das portarias irá permitir a criação de acessos mais seguros para os visitantes e, simultaneamente, irá proporcionar a ligação entre o Jardim e o exterior.
Esta obra está inserida na requalificação de todo o espaço do Jardim Botânico orçado em 871 mil euros.