MADEIRA Meteorologia

Instituto das Florestas determina necropsia de Bores e informa que detém diversos outros animais à sua guarda

Lígia Neves

Jornalista

Data de publicação
08 Agosto 2024
16:06

A Secretaria Regional de Agricultura, Pescas e Ambiente, em comunicado, manifesta que, em relação ao lince do deserto ontem falecido, o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) decretou a necropsia do animal, sublinhando que “não foi este o desfecho alguma vez pretendido”.

Além do mais o IFCN informa que tem, à sua guarda, diversos animais, nomeadamente, sete cobras, um lagarto, entre outros, “de diferentes proveniências, como abandono, apreensão e recolha em meio urbano, por determinação do quadro legal em vigor”.

A morte de Bores, o lince do deserto que havia sido apreendido pela GNR e posteriormente devolvido à tutora, tem gerado uma onda de inquietação, sobretudo por parte dos defensores da causa animal, sendo que há quem, inclusivamente, tivesse pedido esclarecimentos a este Instituto sobre a apreensão do animal.

Neste sentido, o organismo recorda que, no dia 20 de julho, após as 21h49, recebeu dos representantes forenses da arguida, por comunicação eletrónica, um relatório do médico veterinário, a atestar que “para o bem-estar e segurança do animal, os proprietários deveriam ficar como fiéis depositários deste”.

Por fim, o IFCN apela à “colaboração e compreensão” para o cumprimento da legislação regional, nacional e internacional, destinada à conservação e proteção das espécies, nomeadamente a Convenção para Prevenção do Tráfico e Comércio de Espécies Selvagens (CITES).

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas