Carla Chaterlley, da Comissão Coordenadora da Iniciativa Liberal Madeira, propõe uma auditoria abrangente e independente ao Serviço Regional de Saúde (SRS), "para assim detetar deficiências na gestão e conhecer o real estado das listas de espera, segmentando-as nas suas diferentes valências: cirurgia programada, cirurgia de ambulatório, pequena cirurgia, cirurgia recorrente e cirurgias que exijam a utilização das salas de bloco", explica.
"É imprescindível reforçar o orçamento de modo a ter uma recuperação efetiva das listas de espera cirúrgicas e fazer a sua gestão de modo eficiente", pode ler-se em comunicado enviado à imprensa. A Iniciativa Liberal sugere, ainda, a contratualização de serviços a entidades privadas, no caso de o SRS não consiguir responder atempadamente às necessidades cirúrgicas.
Carla Chaterlley acrescenta, por fim, que "é urgente que se reduzam as listas, que se faça uma avaliação aos serviços, que se aumente a transparência, melhorando a gestão e reforçando os recursos nas áreas onde for necessário".
Lígia Neves