MADEIRA Meteorologia

Funcionários judiciais madeirenses juntam-se a manifestação silenciosa em Lisboa

Alberto Pita

Jornalista

Data de publicação
13 Janeiro 2025
16:44

Um grupo de madeirenses juntou-se hoje à manifestação silenciosa que os funcionários judiciais do País fizeram em Lisboa, à porta do Supremo Tribunal de Justiça, onde decorreu esta tarde a cerimónia de abertura do ano judicial.

Seis madeirenses deslocaram-se da Madeira para Lisboa para participar da concentração e a estes juntaram-se outros dois madeirenses que estão a trabalhar no Continente mas que pretendem ser transferidos para a ilha.

A concentração dos funcionários judiciais foi promovida pelo Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).

No total, cerca de cem funcionários judiciais aderiram ao protesto e instalaram um altar pela carreira dos oficiais de justiça em frente ao Supremo Tribunal de Justiça.

“Aqui jaz a carreira de oficial de justiça, 1212-2025”, podia ler-se numa lápide de cartão, ladeada por duas coroas e acompanhada de quase duas dezenas de velas acesas.

A vigília convocada pelo SFJ, à qual também aderiu o Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ), deveria ser silenciosa, mas foi interrompida por assobios e apitos à chegada à cerimónia do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A maioria dos manifestantes, sobretudo da região de Lisboa, envergava t-shirts negras de protesto com a frase “Justiça para quem nela trabalha”.

Os oficiais de justiça contestam a proposta de revisão da carreira apresentada pelo Ministério da Justiça no final de dezembro, com condições consideradas inaceitáveis por ambos os sindicatos, como a divisão da carreira em duas e valorizações salariais que as estruturas não aceitam.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas