MADEIRA Meteorologia

Funchal inaugurou Funlab - Centro de Ciências Experimentais

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
17 Outubro 2023
11:37

No âmbito do Programa da Semana da Alimentação, a Câmara Municipal do Funchal inaugurou hoje um novo recurso educativo direcionado para as escolas, associações e comunidade em geral. Chama-se Funlab-Centro de Ciências Experimentais, situado no Complexo Habitacional da Penteada, Bloco 5 R/C Esq, freguesia de São Roque.

O novo espaço, dotado de equipamento tecnológico, foi criado no âmbito do Projeto Food Trails e resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal do Funchal e a Universidade da Madeira, através do ISOPlexis - Centro em Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar.

Na ocasião, a vereadora com os pelouros da Educação, Saúde e do Social, Helena Leal, apontou como objetivo desta parceria transmitir junto da população em geral, a importância do consumo de produtos locais e sazonais, de hábitos de vida mais saudáveis, a sustentabilidade e também a redução do desperdício.

A oferta educativa que este espaço irá garantir, e que se encontra disponível para as escolas no Projeto Educativo Municipal, visa possibilitar à comunidade educativa experiências laboratoriais no âmbito da literacia alimentar e sustentabilidade.

Este projeto é já uma concretização da SEMEAR - Estratégia Alimentar Municipal do Funchal apresentada ontem publicamente, no Largo da Restauração.

Helena Leal garante que o Município está a fazer "uma caminhada de forma coletiva, participada e integrada, no sentido de uma cidade cada vez mais saudável e sustentável, desenvolvida, inclusiva e humanizada".

O FunLab é um exemplo concreto disso. "Trata-se da implementação de uma proposta desafiadora, inovadora e potenciadora de alterações de hábitos de vida, que alia a qualidade científica do Centro Isoplexis da Universidade da Madeira com a experiência e qualidade da oferta educativa que o Município tem vindo a garantir às escolas", concluiu.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas