A Câmara Municipal do Funchal vai alargar o projeto 'Vamos todos reciclar' a todas as famílias do concelho que ainda não possuam ecopontos domésticos, nomeadamente papelões, embalões e vidrões. As candidaturas podem ser feitas online, no site oficial do Município, em http://cm-funchal.pt/pt/servicos-online/servicos-home.html, ou nos serviços do Departamento de Ambiente, no Edifício dos Viveiros.
Os requisitos obrigatórios para efetuar o pedido são: residir no Funchal numa habitação cuja morada esteja inserida no sistema de recolha seletiva porta a porta; não possuir contentores de deposição seletiva adquiridos à CMF; e ser consumidor de água com tipologia doméstica. Serão entregues, a cada família, três contentores de 120 litros: um destinado à deposição de papel/cartão, outro para o vidro de embalagem e o último para as embalagens de plástico e metal.
Numa fase inicial, este projeto foi implementado com a entrega destes equipamentos apenas às famílias mais carenciadas, sendo que agora a autarquia pretende estender aos restantes munícipes, numa medida que representa uma grande mais-valia a nível de sustentabilidade.
Atualmente, o município do Funchal tem ao dispor dos seus munícipes o sistema de recolha de resíduos porta a porta. O presidente Miguel Silva Gouveia referiu que a CMF " faz um esforço diário na recolha porta-a-porta com 62 circuitos, para continuar a aumentar a taxa de recolha seletiva municipal, de modo a diminuir o lixo indiferenciado e a incineração desses resíduos, e promovendo a proximidade, a comodidade e a sustentabilidade".
O edil adiantou ainda que "com este projeto, de educação ambiental e de inclusão da população, estamos a dar ferramentas às famílias de modo a que todos nós possamos contribuir para as boas práticas ambientais e consequentemente para uma melhor qualidade de vida para todos".