MADEIRA Meteorologia

Dia Mundial da Prevenção do suicídio: Comece a conversa...

Data de publicação
10 Setembro 2024
15:38

Falar abertamente sobre suicídio, sem tabus, vergonha ou medo do estigma, continua a ser um desafio dos nossos dias. Hoje, dia 10 de setembro, assinala-se o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, uma data promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), visando sensibilizar a sociedade para a saúde mental e prevenção do suicídio.

A Direção Regional de Saúde associa-se a esta data, reforçando a importância de identificar precocemente o sofrimento emocional que pode levar alguém a perder a esperança, conversar e disponibilizar apoio, e referenciar ou levar a pessoa a procurar a ajuda de um profissional de saúde.

O suicídio um fenómeno multifatorial e extremamente complexo, influenciado por fatores sociais, culturais, biológicos, psicológicos e ambientais presentes ao longo do curso da vida, e a sua prevenção exige uma intervenção multidisciplinar e multissetorial.

  • Dia Mundial da Prevenção do suicídio: Comece a conversa...

São fatores de risco a doença mental, uso abusivo de álcool, luto, solidão, discriminação, relações conflituosas, dificuldades financeiras, doenças graves, violência, guerra, tentativas prévias de suicídio, entre outros.

A prevenção do suicídio é possível e todos podem ser um “fator” decisivo nesta prevenção, desempenhando um papel relevante no apoio e compreensão das circunstâncias de cada um.

Para o triénio de 2024-2026, a OMS definiu como tema para este dia “Mudando a Narrativa sobre o Suicídio”, procurando chamar à ação com o tópico “Comece a Conversa”.

Esta data é uma oportunidade para aumentar a consciencialização sobre o suicídio, gerador de sofrimento e perda, a importância de reduzir o estigma associado, encorajar o diálogo aberto, a compreensão e o apoio, e promovendo ações para a sua redução em todo o mundo.

A OMS estima que anualmente, o suicídio seja responsável por mais de 720.000 mortes e esteja entre as 20 principais causas de morte no mundo. Em Portugal, em 2022, o suicídio foi causa de 1013 mortes. Na Região Autónoma da Madeira, esta causa de mortalidade correspondeu a 27 óbitos, indicando uma redução de 16% em relação ao ano de 2021.

Este é um problema de saúde pública, que urge prevenir e cuidar. Todas as mortes por suicídio são devastadoras e têm um impacto profundo em todas as pessoas ao redor, famílias, amigos e na sociedade.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas