MADEIRA Meteorologia

Dezembro foi mais quente e menos chuvoso que o habitual

Lígia Neves

Jornalista

Data de publicação
15 Janeiro 2025
11:36

O mês passado foi menos chuvoso e mais quente, comparativamente aos valores normais dos meses de dezembro.

Dados divulgados, hoje, pela Direção Regional de Estatística da Madeira revelam que a temperatura média mais elevada (20,1 °C) foi registada na estação do Lugar de Baixo e a mais baixa foi no Pico do Areeiro (6,2 °C).

Comparativamente às normais climatológicas de dezembro, as seis estações para as quais foi possível disponibilizar esta informação apresentaram valores superiores. A temperatura média no Lugar de Baixo (20,1 °C) foi a que registou um desvio superior à normal deste mês (2,4 °C).

No que respeita às temperaturas máxima e mínima absolutas registadas no mês de dezembro, o extremo máximo de 29,9 °C foi registado na estação do Porto Moniz (no dia 17), e o mínimo foi na estação do Pico do Areeiro (-0,5 °C no dia 3).

Quanto à chuva, foi na estação meteorológica do Chão do Areeiro que se registou o valor mais elevado de precipitação total (294,8 mm). No entanto, foi no Pico do Areeiro que se observou o maior valor diário de queda de água (56,3 mm no dia 24).

Em comparação com a normal climatológica, praticamente todas as estações registaram anomalias negativas (exceção para a estação do Porto Santo/Aeroporto com um total de 72,0 mm, o que perfaz um desvio positivo de 2,1 mm). A estação meteorológica do Chão do Areeiro, ainda que tendo sido a estação que registou o maior valor total de precipitação, destaca-se com uma anomalia de -152,9 mm (normal igual a 447,7 mm).

O máximo de dias com chuva foi registado em Santana e No Santo da Serra (27). A estação do Chão do Areeiro registou ainda, 11 dias muito chuvosos (dias com 10 mm de precipitação ou mais).

No que toca à humidade do ar, os valores variaram entre 58% na Quinta Grande e 95% em São Jorge. O valor mínimo diário da humidade relativa do ar (5%) foi registado na estação da Quinta Grande no dia 24, enquanto o máximo (100%) foi atingido em oito estações, em diferentes dias do mês.

Já no que diz respeito ao vento, foi na estação da Selvagem Grande que se registou a maior intensidade média do vento (31,9 km/h), por outro lado, foi na estação do Lido que se registou a média mais baixa (4,2 km/h). A maior rajada de vento foi registada no dia 16 na Ponta do Pargo (131 km/h).

No que concerne ao número de horas de sol descoberto, em dezembro, foi de 141,8 horas na estação do Funchal/Observatório (sendo o valor da normal de 134,4 horas), 109,1 horas em Santa Catarina/Aeroporto3 e de 111,1 horas no Porto Santo/Aeroporto (valor da normal 132,9 horas).

Por sua vez, a água temperatura média da água do mar, no Molhe da Pontinha, foi de 20,9 °C (+1,4 °C que o valor da normal para este mês). A temperatura média mais alta foi registada no dia 2 (21,8 °C) e a mais baixa (20,1 °C) nos dias 21, 23 e 25 de dezembro.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas