MADEIRA Meteorologia

Consulta de Prevenção do Suicídio é mais frequentada por mulheres, solteiros e empregados

Data de publicação
12 Abril 2024
18:23

O Grupo de Prevenção do Suicídio, do Serviço de Psicologia, do Serviço de Saúde da Região (SESARAM, EPERAM) participou, no dia 11 de abril, no XX Simpósio de Suicidologia, que decorreu em Viana do Castelo.

Neste encontro, os profissionais do SESARAM apresentaram um estudo da Região Autónoma da Madeira sobre o Perfil da população frequentadora da consulta de psicologia de prevenção do suicídio, o qual concluiu que, dos 85 participantes, 65% eram do género feminino.

Já a média de idade situava-se 39,12 anos, sendo mais prevalente os residentes no Funchal, bem como os solteiros (45%), os empregados (52%) e os que tinham o ensino secundário (47%).

As conclusões deste estudo mais apontam para o facto de que a admissão na consulta teve por principal motivo a ideação suicida (60%) e a tentativa de suicídio (40%), sendo a ingestão medicamentosa o método mais comum dessa tentativa (44%).

Já ao nível da comorbidade psiquiátrica, a perturbação do humor-depressivo tem a maior representação neste estudo (51%), não havendo uma prevalência de história familiar de suicídio (93%).

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas