MADEIRA Meteorologia

CMF lança unidade de execução no Amparo para novo arruamento e proteger levada

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
31 Julho 2024
13:02

A autarquia do Funchal colocou em consulta pública uma nova unidade de execução na zona do Amparo, cujo período estará a decorrer até meados de setembro. “Não sendo obrigatória consulta pública, o executivo decidiu colocá-la”, explicou a presidente da autarquia, depois de ter sido confrontada com as críticas feitas pelo vereador Miguel Silva Gouveia, da Confiança, de que esse período aberto à apreciação pública decorre em agosto, período de férias, considerando que será para beneficiar algum grupo económico.

Cristina Pedra garantiu que o plano em questão não carece de consulta pública, mas que a autarquia optou por submeter. “Vamos colocar até setembro”, garantiu a autarca.

Em concreto, a vereação executiva pretende que a nova unidade de execução na zona do Amparo vai permitir à autarquia construir um novo arruamento de ligação entre a Avenida Mário Soares e o Caminho do Amparo. “Para além disso, existirá uma nova praceta e diversos espaços verdes, perto do jardim do Amparo”. É incluído ainda “o objetivo de preservação da levada dos Piornais”.

Cristina Pedra considerou que a área em questão é “vital”, atendendo à construção do futuro Hospital e a uma adequação à nova ligação Quebradas/Amparo. “É fundamental que se avance por questões de habitabilidade e de mobilidade. Por isso, não queremos perder tempo.

Em consulta estarão aspetos como a previsão de zonas de habitação e índices de construção. “Não vamos colocar maiores índices de habitação, salvo em questões que tenham de ser analisadas, mas vamos, sim, avançar para o arruamento e proteção da Levada dos Piornais.

Na reunião de câmara pública e realizada antes do período de férias, foi decidido lançar também para consulta pública do novo regulamento de proteção civil e plano de emergência do Funchal.

A autarquia aprovou ainda apoios ao pagamento de rendas de 20 famílias, bem como aceites 590 candidaturas para atribuição de materiais e manuais escolares e abertura de duas vagas de estágio profissional para animação sociocultural e para a comunicação.

“Vamos avançar para a expropriação por utilidade pública de um terreno para concretizar uma bolsa de estacionamento, com 32 lugares, no Caminho do Curral velho, na zona alta de Santo António.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas