MADEIRA Meteorologia

Ciberataque: Atividade clínica não urgente será retomada a partir de amanhã no SESARAM

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
07 Agosto 2023
18:14

A partir de amanhã, dia 8 de agosto, o SESARAM o funcionamento de todas as unidades, hospitais e centros de saúde retornará à normalidade, informou há instantes uma nota enviada à redação.

"No caso do hospital Dr. Nélio Mendonça e Hospital dos Marmeleiros será retomada toda a atividade clínica programada não urgente, relacionada com as consultas externas.A única exceção será a realização das análises e exames não urgentes. Nestas unidades a atividade cirúrgica terá ainda algumas restrições e só serão realizados todos os atos cirúrgicos urgentes e seguros", pode ler-se na mesma nota.

De igual modo, informa o SESARAM, os centros de saúde estarão a funcionar normalmente, excetuando-se a realização de análises e realização de alguns exames e vacinação.

O Serviço Regional de Saúde mais apela a que os utentes que tenham que se deslocar às unidades de saúde, por diferentes motivos, se façam acompanhar de toda a informação clínica que disponham na sua posse, nomeadamente relatórios de exames, análises clínicas e medicação.

"Mais informamos que as comunicações telefónicas foram restabelecidas pelas 14:05H no Hospital Dr. Nélio Mendonça, pelo que os utentes podem recorrer aos números normais de contacto com o hospital. Também no Hospital João de Almada estão restabelecidas", adita ainda.

Por seu turno, o Serviço de Sangue e Medicina Transfusional tem um contacto preferencial para ser usado pelos dadores, em caso de dificuldade pelo número geral: 926087218

"Reafirmamos que devido às circunstâncias extraordinárias o SESARAM decidiu reativar o Processo Clínico Único em papel. Reiteramos a criação de uma rede paralela para assegurar o funcionamento dos sistemas internos do SESARAM, processo em curso", apela ainda o serviço.

O SESARAM mais garantiu manter o empenho em minimizar o impacto negativo deste ciberataque de que foi alvo. O Conselho de Administração agradece mais uma vez aos utentes profissionais a adaptação e reajustamento à situação provisória.

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que se segue à demissão de Miguel Albuquerque?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas