MADEIRA Meteorologia

Campanário assinalou Dia da Não Violência e da Paz

Data de publicação
30 Janeiro 2025
16:40

O Dia Escolar da Não Violência e da Paz foi hoje assinalado na Escola Padre Manuel Álvares, edifício do Campanário, através de uma Marcha pela Paz, o lançamento do Dado da Paz, o Time Out (um minuto de silêncio às 12 horas em todos os fusos horários), dança, coreografias e música a cargo da cantora madeirense convidada Vânia Fernandes.

Sob o tema ‘Ventos de mudança, jardins de esperança’, a ideia foi transmitir uma “mensagem de esperança à humanidade que passa por tempos cinzentos, através de novos ventos e mudanças de atitudes e comportamentos, tendo como foco a esperança”, advertiu a professora Paula Laje.

A coordenadora da iniciativa explica que não há paz sem justiça, sem solidariedade, sem compreensão e sem perdão e a ideia é que as pessoas fiquem sensibilizadas para agir diferente. “Não podemos responder olho por olho, dente por dente, podemos e devemos fazer diferente”, destacou, referindo que mesmo com um mundo ‘do avesso’, “para um mal com M grande tem que haver sempre o bem com B grande”.

Ciente de que a paz se constrói de dentro para fora, diz que todos nós podemos contribuir. “Eu só dou o que eu tenho. Então tenho de trabalhar relações interpessoais saudáveis, equilibradas, de respeito. E vou alargando esta corrente aos colegas de trabalho, aos vizinhos, à família e à comunidade em geral e esse é o desafio, é cada um, no seu ambiente, fazer a sua parte para que possamos fazer um oceano de mudança”.

Jorge Santos, vice-presidente da autarquia da Ribeira Brava, acompanhado pelo restante executivo, participou nas atividades e frisou a importância desta celebração e o impacto que tem junto da comunidade escolar. “Quer a não violência quer a paz, não podem ser apenas conceitos ou palavras, têm de ser valores e princípios. O trabalho da escola tem permitido mostrar que só cultivando a paz e a cooperação poderemos ter sociedades mais justas e equilibradas. E todos nós temos um papel a desempenhar não só hoje, mas nos 365 dias do ano”.

A edição deste ano contou com os seniores da Associação Desportiva do Campanário e alunos de seis escolas da Ribeira Brava, Câmara de Lobos e São Vicente. Apesar do número de participantes ter aumentado, a ideia é que mais escolas e mais concelhos se juntem a esta causa.

A iniciativa contou ainda com a presença do diretor regional de Educação, Marco Gomes, de militares, PSP, encarregados de educação e comunidade educativa.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas