‘O Projeto ‘Escola Ciência’, um projeto educativo da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia da Madeira, em parcerias com instituições de reconhecido mérito científico e pedagógico, esteve na Escola Gonçalves Zarco.
Conforme informa uma nota enviada à redação, esta iniciativa tem como principal foco contribuir para a promoção e divulgação científica e educativa na Região, com uma metodologia STEMD (Science, Technology, Engineering and Mathematics) aliada à Arte, ao Design e à inovação, assente nas aprendizagens essenciais e articulada com o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.
"Nesta mudança de paradigma na prática do ensino, é fundamental envolver a classe docente num processo reflexivo e crítico das práticas educativas em sala de aula nomeadamente na área da experimentação científica", adita a mesma nota.
Desta feita, este projeto pretende envolver cada uma das escolas, entidades científicas, câmaras municipais e demais instituições públicas e privadas da Região, que possam apoiar o intercâmbio de experiências e conhecimentos, para aumentar as sinergias e alavancar diversasaprendizagens no domínio das mais variadas ciências científicas.
Assim no dia 21 de abril, as coordenadoras do projeto, professora Ana Cortinhas e professora Julleett Monteiro, docentes da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco dinamizaram atividades experimentais, nomeadamente na turma do 5º3. No dia 24 do mesmo mês as dinâmicas foram aplicadas na turma do 6º3 e no dia 28 coube à turma do 5º5.
Foram tratados temas como, por exemplo, o lixo marinho, a extinção da borboleta grande-branca da Madeira. Realizaram-se várias atividades experimentais, como criação de diferentes soluções com diversas reações, a visualização dos cristais de sal e a construção de um autómato de uma borboleta com materiais reaproveitados.
Lusa