MADEIRA Meteorologia

'De pequenino é que se faz o caminho' assinala Dia Mundial da Cidadania

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
18 Maio 2022
17:16

O Centro de Dia da Casa do Povo de São Roque assinalou hoje o Dia Mundial da Cidadania. Cerca de 60 pessoas marcaram presença num convívio intergeracional que juntou utentes do Centro de Dia e alunos do 1.° ciclo, numa iniciativa da Direção Regional dos Assuntos Sociais, Casa do Povo de São Roque e da Escola Básica de São Roque.

Entre as várias atividades que marcaram a agenda do dia, foi apresentado o Guia para a Cidadania Infantil - 'De pequenin@ é que se faz o caminho!', jogos tradicionais como o jogo do anel e o jogo do lenço, entre outras atividades que animaram a tarde dos utentes do centro e alunos da escola.

"Estas ações são fundamentais para o exercício de uma cidadania ativa. E é na senda desse propósito que faz todo o sentido divulgar este guia porque, como o próprio nome indica, 'de pequenino é que se faz o caminho', desde crianças devemos conhecer os nossos direitos e deveres", considerou Rita Andrade, secretária Regional da Inclusão Social e Cidadania.

"Este guia, apresentado hoje, tem várias ilustrações e imagens para colorir e pretende explicar às crianças, de forma simples e divertida, o que é a Cidadania, o que são direitos e deveres, e que comportamentos devemos ter para que todas as pessoas se sintam felizes e respeitadas. São também explicados os comportamentos corretos a ter no dia a dia, em ambiente escolar e familiar", observou a governante.

Esta iniciativa visa assinalar do Dia Mundial da Cidadania, através da partilha de experiências entre gerações, fator de aprendizagem mútua, capaz de reduzir assimetrias sociais, tal como previsto no IV Plano Regional Para a Igualdade e Cidadania Ativa, elaborado pela Secretaria Regional.

Estiveram também presentes a diretora Regional dos Assuntos Sociais, Graça Moniz, o presidente da Casa do Povo, Pedro Gomes, a diretora da Escola Básica de São Roque, Graça Capelo e Mariana Bettencourt, diretora de Serviços de Igualdade e Cidadania, responsável pela elaboração e apresentação do Guia para a Cidadania Infantil.

Iolanda Chaves

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O presidente do Marítimo tem condições para continuar no cargo após agredir um adepto?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas