MADEIRA Meteorologia

Associação Casas com História promove visita orientada a dois moinhos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
25 Maio 2023
11:58

No próximo sábado, dia 27 de maio, pelas 10h00, a Associação Casas com Histórias promove uma visita orientada a dois moinhos de água, em Santana e São Jorge.

Num comuniccado enviado às redações, a Associação recorda que durante vários séculos a única forma de moagem, os moinhos de água e vento, exemplo de soluções de aproveitamento energético equilibrado, foram maioritariamente utilizados para a moagem de cereais. Permitiram também o desenvolvimento de relações próximas entre os habitantes e de tradições locais.

"O Dia Nacional dos Moinhos celebra-se a 7 de abril, mas estes podem e devem ser lembrados e visitados durante todo o ano. É esse o propósito desta visita orientada por Lília Mata, que procedeu ao levantamento dos moinhos do concelho de Santana ("Ofícios Tradicionais: Moleiros de Santana", Islenha, n.º 10, 1992, pp. 108-115), a quem a Associação Casas com Histórias agradece a disponibilidade para nos dar a conhecer melhor estes importantes vestígios do património regional", refere.

A visita está aberta à participação de todos os interessados, que podem contactar a Associação Casas com Histórias através do e-mail casascomhistorias.info@gmail.com.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas