MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Presidente do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza

28/09/2022 08:00

Este Congresso, organizado pela Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais, com a periodicidade bianual, conta este ano com o imprescindível apoio do Governo Regional da Madeira - Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas através do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM.

Sob o tema "Sustentabilidade da floresta portuguesa: Valorizar, um desafio coletivo", este congresso será uma oportunidade de reflexão e de debate do estado atual da floresta portuguesa, dos desafios que esta enfrenta, dos modelos de floresta que o País, os setores, as regiões, as comunidades locais e os cidadãos ambicionam para o futuro. Abordará, também, as políticas necessárias para garantir que a floresta contribua para os objetivos do desenvolvimento sustentável e para a melhoria do bem-estar da população. Será igualmente dado enfoque à ciência, à investigação, à inovação e à transferência de conhecimento.

Nem sempre a floresta, ao nível do território continental, tem sido compreendida pelos governos nacionais, que vão tomado posse. Não obstante todos os documentos estratégicos existentes, não existe em muitos casos um rumo e uma visão para este sector e um compromisso político de governação, que se materialize no terreno e que perdure no tempo. Em resumo, cada Governo Nacional que vai sendo eleito vai pensando a floresta de forma diferente.

A escolha da RAM para a realização deste congresso é uma afirmação, no todo nacional, do sucesso das políticas florestais e da gestão florestal existente na Região, sendo que este 9º CFN abordará também as especificidades da floresta da Madeira, em particular a floresta Laurissilva, classificada como Património Mundial Natural pela UNESCO, a sua gestão, conservação e valorização, como exemplo nacional.

Trata-se de um evento que contará com a presença de mais de 260 participantes, envolvendo muitos técnicos florestais, empresas e demais stakeholders ligados ao sector florestal, especialista e investigadores na área florestal, que permitirá estimular a cooperação e o intercâmbio de experiências entre diversas entidades e especialidades.

O acolhimento deste evento é prestigiante para a RAM, um reconhecimento de todo o trabalho realizado ao nível florestal e da conservação da natureza, colocando a RAM numa posição estratégica, de referência, no que se refere às temáticas relacionadas com a Floresta, contribuindo para uma divulgação alargada da sua importância enquanto suporte à organização e desenvolvimento da sociedade. A RAM, o GR e os diversos técnicos florestais não têm qualquer receio em acolher este evento demostrando e dando a conhecer o que de melhor se realiza na Madeira a este nível.

Ao contrário do que se fartam de afirmar os "profetas da desgraça", aliados a certos partidos políticos, que se julgam especialistas e que acham que tudo está mal na floresta da RAM, a Floresta Madeirense e o sector florestal regional prestigia a Região, e mais, contribui de forma relevante, para o enriquecimento do sector florestal nacional.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas