MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

5/06/2021 09:30

Um medo que se apoderou do mundo vai para dois anos, fechou as portas à diversão. Abriu as portas a um "diferente" que começa a tornar-se habitual. Um habitual que, ninguém quer, de certeza absoluta, mas que tem, transformado mentalidades ao ponto de, muitos, já fazerem dele o se modo de estar como se nunca tivessem tido outro.

À conta de um ser microscópico que, vindo ainda se não sabe de onde, decidiu fazer parte das nossas vidas. Fazer parte não. Comandar. Impor. Modificar. Apoderar-se de cada um dos nossos actos, dos nossos gestos, dos nossos pensamentos até. Comandando cada hora das nossas vidas como se elas tivessem deixado de nos pertencer. E deixaram mesmo. Hoje as imposições nascidas da força desse ser microscópico são o nosso dia a dia. Acabaram as velhas rotinas, aprendidas ao longo de gerações, substituídas por "rotinas" que continuamente se alteram ao sabor das mudanças, das mutações, das "alianças" que um invisível vírus decide.

As nossas crianças estão a crescer rotinadas por essas transformações. Esperemos que tudo comece a mudar rapidamente para que essas não passem a ser as rotinas tornadas normais. Os mais pequenos merecem outro tipo de aprendizagem baseada no abraço. No convívio. Nas brincadeiras. Na partilha. Sem distanciamentos, sem máscaras a esconder sorrisos, sem tempo de afastamentos e ausências.

É preciso, pois, vencer o medo. Sermos nós, cada um de nós e todos, a lutar para derrotar o inimigo. Ele não é mais poderoso do que nós.

Para o próximo ano tem de haver Dia da Criança.

Os mais pequenos merecem outro tipo

de aprendizagem baseada no abraço.

No convívio.

Nas brincadeiras.

Na partilha.

Octaviano Correia escreve

ao sábado, de 4 em 4 semanas

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas