MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Presidente da Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Psicólogos Portugueses

7/01/2021 08:07

A agudização da situação pandémica neste início de ano veio entretanto mostrar que, não só a Região não é exceção nos efeitos da pandemia, como também, que continuaremos a conviver com a ameaça do vírus, a ter de encarar períodos difíceis (como é o caso do mês de janeiro, desde logo) e a lidar com um nível elevado de incerteza. Em 2021, portanto, as máscaras e a higienização das mãos e o evitamento de aglomerados e de locais fechados continuarão a ser necessários. E acima de tudo, o autocuidado e a capacidade de resiliência de cada um de nós serão essenciais, sobretudo numa fase de fadiga e em que esforços acumulados são mais difíceis.

O facto de o processo de vacinação de toda a população ser complexo e exigir tempo significa que, no que se refere ao fim da pandemia e ao regresso a alguma normalidade - seja lá o que isso for no tempo pós-pandemia -, viveremos uma transição gradual. O regresso à normalidade não acontecerá da noite para o dia; mais do que um momento de tipo desligar ou ligar um interruptor, corresponderá mais a uma espécie de regulador progressivo de intensidade. Além de não ser certo que se retome a normalidade exatamente nos mesmos termos.

A realidade que enfrentamos hoje é exigente, é difícil, e sabemos que a pandemia terá implicações para além do momento em que se alcance a desejada imunidade de grupo. Isto envolve não só questões relacionadas com as perturbações psicológicas e com os efeitos da crise económica, mas também as competências que os indivíduos deverão desenvolver e as formas de funcionar que as organizações deverão ter para responderem aos desafios da vida e do mundo.

Estamos certamente a viver um período marcante da nossa história coletiva, uma história que, na verdade, é também de resiliência e de superação. Este início de ano é provavelmente uma boa ocasião para justamente nos recordarmos disso.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas