MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Bispo Emérito do Funchal

24/11/2024 07:30

Caros Leitores do JM, caros amigos das Peregrinações e Migrações.

Após três anos de procura em agendas e outros documentos, reuni um vasto material que vai ser apresentado, assim o espero, no dia 6 de dezembro, dia litúrgico de São Nicolau, Bispo, ocasião em que se inaugura o tempo de Natal, o que também deu origem nos E. U. A, ao Pai Natal.

A cerimónia litúrgica será realizada na Igreja do Colégio, após a eucaristia das 17 horas, sendo presidida pelo Senhor Dom Nuno Brás, Bispo do Funchal, sendo o novo livro apresentado pelo Doutor Alberto João Jardim Antigo Presidente do Governo da Madeira, com a presença do Doutor Henrique Mota da Principia, que tratou da sua apresentação e publicação, e do autor do mesmo livro.

Para além dos convites oficiais, quero pedir com simplicidade e amizade, que aqueles que participaram nestas peregrinações, e foram alguns milhares, alguns dos quais Deus já chamou à sua presença. Teria muita alegria também que dentro dos milhares de migrantes portugueses que visitei nos países de acolhimento, e se encontrem na Madeira, a sua honrosa presença, para recordar as alegrias e tristezas, desses tempos que o sol já levou.

Devido aos tempos atuais, porque passa a Terra Santa e outros países, como até a Ucrânia e a Rússia, que tanto nos agradou, gostaria da alegre presença, que terminou com a agradabilíssima visita da maravilhosa e divertida Sicília. Apesar da minha idade e precária saúde, ainda não me despeço de viajar convosco mais alguma vez.

Como sabeis, realizei serviços na pastoral das Migrações como como presidente durante oito anos e 24 como vogal, além do serviço com os migrantes madeirenses em toda a minha vida e em todo o mundo, como se encontra no livro.

Até refiro todos os encontros dentro e fora da Madeira. Eleito pela Conferência Episcopal Portuguesa, estive oito anos como delegado em Bruxelas na COMECE, Conferência dos Bispos para a União europeia. No campo do Ecumenismo, a Conferência Episcopal Francesa convidou-me a participar no grupo dos bispos das “Duas Margens do Mediterrâneo sobre o Islão.” A Santa Sé nomeou-me para representante de Portugal na Comissão para o movimento “On Move” que compreende os migrantes, os marítimos, serviços aéreos, ciganos e peregrinações.

Entre os numerosos textos que aos domingos apresentei ao povo madeirense, muitos disseram-me que foi um alimento espiritual que enriqueceu as suas vidas no Dia do Senhor.

De alguns Bispos, padres e leigos, disseram-me: “Enquanto puderes não deixes de semear pela palavra escrita ou pregada o Evangelho, esse ministério faz parte da missão que recebestes quando fostes ordenados para padre e bispo na Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas