MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Bispo Emérito do Funchal

30/07/2023 08:00

Desde novembro de 1921 que estes símbolos, que já tinham aquecido o coração e as mãos de milhares de jovens do mundo, foram levantados com alegria e cânticos na Madeira e nos Açores, e, só nos últimos dias de julho, chegaram a Lisboa, onde a cruz foi levada em procissão por jovens e pelo Cardeal Patriarca. Foi o grande Papa São João Paulo II quem concebeu esta ideia para se compreender melhor o significado e a mensagem, primeiro da Cruz e só mais tarde do ícone da Mãe de Deus. No Ano Santo da Redenção, celebrou-se em Roma o Jubileu dos Jovens.

Realizado no Domingo de Ramos, que nos recorda os meninos hebreus a saudar Jesus com ramos de palmeira e oliveira, no fim da cerimónia, o Papa confiou aos jovens uma grande Cruz de madeira, com a missão de a levar pelo mundo além. No ano seguinte nasciam as Jornadas Mundiais da Juventude.

Durante 15 anos aquela cruz percorreu muitos quilómetros pelo mundo. No ano 2000, o Papa queria muito celebrá-lo, Deus concedeu-lhe essa graça, disse ele aos jovens: "Eu confiei-vos uma enorme Cruz de madeira, pedindo-vos que a carregassem pelo mundo como sinal do amor que o Senhor Jesus tem pela humanidade e, assim, proclamar a todos que só em Cristo, que morreu e ressuscitou é que há salvação e redenção. Desde então, carregada por mãos e corações generosos, a Cruz tem realizado uma longa e ininterrupta peregrinação pelos continentes, para assim demonstrar que a Cruz caminha com os jovens e os jovens caminham com Cristo." A citação é longa, próprio do estilo do Papa que escreveu coisas magníficas e longas.

O Papa do "Totus tuus oh Maria", em Roma, no ano 2000, em Tor Vergata, ao lado da Cruz dos jovens, aparece pela primeira vez, ao lado da Cruz dos jovens, uma réplica do ícone de" Maria Salus Populi Romani." Maria, está junto da Cruz de Seu Filho, vigiando sobre as "Sentinelas da Manhã," nome que o Papa chama aos jovens. Na JMJ diocesana de 2003 em Roma, o Papa pede para que Maria esteja sempre visível, visto ser uma "poderosíssima Mãe" que nos guia para Cristo. Para o JMJ, aos jovens de Colónia, o Papa pede para que o ícone de Maria peregrine juntamente com a Cruz.

Os temas marianos da JMJ de agosto estarão ligados ao tema geral do evangelista São Lucas, em "que Maria levantou-se e saiu apressadamente" para casa de sua prima Isabel. Porque apressadamente? São Lucas ama referências bíblicas ao falar de nascimentos. Maria é a nova Arca da Aliança, no seu seio não leva as tábuas da Lei de Moisés, mas o Deus, autor da Lei e do amor, para alegrar Isabel e Zacarias.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas