MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Cônsul Honorária de Cabo Verde na Madeira

25/02/2024 04:01

Num mundo onde as opiniões muitas vezes se sobrepõem aos factos e os prognósticos são abundantes, é crucial manter o foco no que realmente importa para o desenvolvimento e progresso de uma região.

Neste contexto de incertezas globais, onde as dificuldades económicas persistem e as perspetivas de melhoria são incertas, a resiliência e o investimento inteligente assumem um papel crucial. A capacidade de uma região se adaptar às mudanças no cenário global e de tomar decisões estratégicas baseadas em análises sólidas é essencial para garantir a sua sustentabilidade económica a longo prazo.

A falta de mão de obra na região não é novidade. Há muito que se “ouvem” queixas, principalmente, como sabemos, na construção civil, restauração e hotelaria...

Ora vejamos... A R.A.M., com a sua localização estratégica e recursos naturais abundantes, apresenta-se, pois, como um caso paradigmático para demonstrar a importância da resiliência e do investimento inteligente. Uma das soluções poderá residir mesmo aqui ao lado...

Cabo Verde, com demonstrações de crescimento, mão de obra qualificada e infraestruturas em desenvolvimento, oferece uma oportunidade única para os investidores mais atentos (e entenda-se “investimento” na sua vasta definição). Impõe-se o aproveitamento das características singulares deste arquipélago da Macaronésia; principalmente no que concerne a esta fragilidade sentida na região: falta de mão de obra, que Cabo verde tem para oferecer, também, mas não só, nestes setores de atividade. Qualificação profissional? Check! Língua? Check? Proximidade/localização geográfica? Check! Manifestação de interesse? Check! Choques culturais? Não existem...

Tanto a Madeira quanto Cabo Verde, compartilham o português como língua oficial, o que facilita a comunicação e a integração dos cabo-verdianos. Língua e cultura semelhantes, o que facilita a integração e a comunicação no local de trabalho. Isso pode contribuir para um ambiente de trabalho harmonioso e eficaz. Além disso, ambas as regiões têm uma história comum, condição propícia a um senso de familiaridade e conexão cultural para os cabo-verdianos.

A população de Cabo Verde detém experiência em setores-chave, como turismo, agricultura, construção civil e serviços, com enfoque na formação qualificada em hotelaria e restauração, que são importantes para a economia da Madeira.

O feedback que tenho recebido, enquanto representante deste país na região, por parte de empresários que empregam trabalhadores cabo-verdianos, é de que estes trabalham arduamente, descritos como trabalhadores dedicados e comprometidos, garantindo assim o seu sucesso e o da comunidade onde vivem.

Ressalvo ainda um setor que não tem sido tão referenciado, mas que apresenta igualmente uma grande escassez de mão de obra na região: a agricultura.

A experiência do povo cabo-verdiano na agricultura é histórica, bem como reflete a sua capacidade de resiliência e adaptação às condições ambientais adversas que têm enfrentado.

Essa experiência pode ser valiosa. A mão de obra, a partilha de conhecimentos e boas práticas agrícolas, poderá se apresentar igualmente como uma solução para a região.

Os cabo-verdianos podem também neste sector, desempenhar um papel importante.

Madeira e Cabo Verde: juntos podemos enfrentar os desafios do presente e moldar um futuro próspero, de forma inteligente e sustentada. Foco na solução!

Susana Gramilho escreve à segunda-feira, de 4 em 4 semanas.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas