MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

24/06/2024 07:30

Embora à rasquinha, lá conseguimos manter um deputado da Madeira no Parlamento Europeu.

Como já aqui escrevi, muito da nossa vida decide-se em Bruxelas, sendo por isso importante que estejamos bem representados no Parlamento Europeu. A próxima legislatura não será exceção, sendo vários os dossiês que vão estar no topo da agenda, em que os nossos interesses particulares terão de ser acautelados. E desenganem-se aqueles que pensam que basta puxarmos do artigo 349.º do Tratado de Funcionamento da UE para que tudo se resolva. Não, não é assim que funciona em Bruxelas. É um processo complexo que envolve muita negociação, que exige presença em Bruxelas e uma cooperação entre os representantes de cada uma das RUP e entre as várias RUP.

Mas estas eleições tiveram várias situações “sui generis”. Desde logo na Madeira, em que o partido que ganhou as eleições com larga vantagem – o PSD – não conseguiu ver a sua candidata eleita, fruto do injusto nono lugar que lhe foi reservado nas listas nacionais. Depois com a cena caricata na sede do PS, com a derrota mais celebrada que já vi até hoje, fruto da eleição do seu candidato. Isto é, os madeirenses confiaram maioritariamente na Dra. Rubina Leal para o PE, mas quem acaba por se sentar em Bruxelas é o candidato do PS...

Isto quando a Madeira e os Açores, no seu conjunto, conseguem eleger quatro dos 21 deputados portugueses – 19% dos eleitos (!) –, muito acima do peso da população no total nacional. É obra que assim seja, mas mais uma vez ingrato que a candidata do PSD-Madeira – o partido mais votado, repito – não esteja neste leque de eleitos.

Mas injustiças à parte – e a vida e a política estão cheias delas –, o importante agora é que estes quatro deputados juntem forças e defendam com convicção os interesses das RUP em dossiês como o próximo quadro financeiro plurianual ou o próximo pacote legislativo na área do ambiente para alcançar a neutralidade carbónica em 2050, só para elencar dois dos mais relevantes.

Tenho fé que o Dr. Sérgio Gonçalves irá cumprir a promessa de pôr os interesses da Madeira acima dos interesses partidários – tenha força para não ser teleguiado pela Rua da Alfândega ... –, mas sobretudo tenho a certeza de que o Dr. Paulo Nascimento Cabral, candidato eleito do PSD Açores, ainda conselheiro na Representação Permanente de Portugal junto da UE, com quem tive o prazer de trabalhar, irá defender convictamente os interesses dos Açores, mas que também acautelará as principais preocupações da Madeira.

Nesse contexto, seria muito importante que a Madeira estivesse representada na estrutura nacional do PPE em Bruxelas, para assim fazer a ponte com a Região. Não é a mesma coisa do que ter um deputado em Bruxelas, mas sempre é melhor do que não ter qualquer representação no PE.

Estabilidade precisa-se

Apesar do muito que se tem dito, é inevitável falar da situação política da Madeira. Já quase tudo se disse, mas aquilo que mais retenho é o cansaço generalizado que esta situação está a ter na nossa sociedade, já farta de eleições e de indefinições.

Embora isto seja a democracia a funcionar, a verdade é que é urgente garantir estabilidade, para podermos ter um Governo em plenas funções e um orçamento que responda aos nossos problemas e satisfaça as nossas expetativas.

Tenho a certeza de que haverá solução para o atual impasse, esperando que chegue rapidamente. E já agora que essa solução seja encontrada pelas estruturas regionais dos partidos e não com ordens vindas de Lisboa. Por respeito pela nossa Autonomia!

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas