MADEIRA Meteorologia

Resgate de casal vítima de queda nas serras da Região demorou 13 horas

Data de publicação
27 Abril 2024
14:32

Um casal vítima de queda nas serras da Região foi socorrido pelos Bombeiros Voluntários Madeirenses, num resgate que se prolongou por 13 horas.

Conforme informa uma nota enviada à redação, o alerta foi recebido pelo Centro Integrado de Comunicações do Comando Regional de Operações de Socorro (CIC-CROS) do Serviço Regional de Proteção Civil no dia 26 de abril pelas 17h00, sem, no entanto, ser certa a localização dos acidentados.

“Face à comunicação rececionada, foi de imediato ativada a equipa de Salvamento em Grande Ângulo dos Bombeiros Voluntários Madeirenses, que solicitou o envio das coordenadas”, relata o Serviço Regional de Proteção Civil, que ressalva, contudo, que “o cidadão que deu o alerta enviou diversas coordenadas, todas elas diferentes, levando esta equipa a percorrer diversos trilhos à procura do casal, desde o Ribeiro Frio, Curral das Freiras e por fim, Santo António”.

“À chegada ao local exato, na zona dos 3 Paus - Levada da Viana/ Curral das Freiras, pelas 21h30, os bombeiros percorreram o trilho, encontrando o casal cerca de 1h30 depois, a cerca de 60 metros abaixo da vereda, preparando todo o equipamento necessário para proceder ao resgate do casal, que se encontrava com ferimentos no couro cabeludo, conscientes e orientados”, aditou a mesma nota.

Este serviço aponta que a zona em causa é “altamente perigosa, com queda de pedras recorrente, o que levou a uma recuperação dos aludidos cidadãos de cerca de 1h30”.

No entanto, dada a instabilidade do percurso, a equipa decidiu sair pelo Curral das Freiras, terminando o resgate pelas 6 horas da manhã do dia 27 de abril.

Certo é que, fazendo as contas, esta missão foi concluída com sucesso num total de 13 horas de empenhamento.

Saliente-se que no local estiveram ainda o Corpo de Polícia Florestal e os Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos.

O Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM relembra que, ao ligar 112 através da app “Prociv Madeira”, os operadores irão receber a localização exata através da georreferenciação, tornando o socorro mais célere.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas